Projeto da Esec Tupinambás é tema de encontro na USP

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 24/11/2008
A metodologia de amostragem e delineamento em ambiente marinho aplicada na Estação Ecológica (Esec) Tupinambás, litoral norte de São Paulo, será um dos temas da Reunião Anual do Projeto Ecossistemas Costeiros, desenvolvido pelo Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo IB/USP. O encontro será na próxima sexta-feira (28).

No reunião, a analista ambiental e chefe da Esec Tupinambás, Marli Penteado, apresentará a unidade e participará do worshop "Definição Projeto Alcatrazes", que será transmitido via videoconferência, pelo skype, e permitirá a interação com pesquisadores de outras cidades do País. O encontro, segundo a analista, ampliará os debates sobre pesquisas de delineamento marinho e caracterização de costões rochosos no litoral brasileiro.

Desde o primeiro semestre desse ano, pesquisadores do Projeto Ecossistemas Costeiros compartilham, com analistas ambientais da unidade de conservação, estudos no Arquipélago de Alcatrazes, um conjunto de pequenas ilhas que fazem parte da Estação Ecológica Tupinambás. "Os pesquisadores da USP já trabalhavam no mapeamento de ambientes de substrato consolidado, ou seja, costões rochosos. A Esec Tupinambás, embora seja uma unidade marinha, carecia de pesquisas nessa área. Procuramos, então o IB/USP e propusemos o trabalho conjunto", revela Marli.

Em junho de 2008, o delineamento experimental foi debatido no I Seminário de Metodologia de Coleta de dados para Planos de Manejo em Unidades Marinhas promovido pelo ICMBio na Esec Tupinambás. "O Projeto da USP propõe uma metodologia específica. Na ESEC, estamos trabalhando a possibilidade de utilizar um processo usado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Na reunião, vamos discutir a viabilidade de integrar as duas metodologias", adianta Marli.

A Estação Ecológica Tupinambás é uma Unidade de Conservação Marinha, que tem como objetivo básico a preservação da natureza, pesquisas científicas e desenvolvimento de educação ambiental. A UC é composta por dois conjuntos de ilhas, ilhotas, lajes e parcéis, compreendendo o Arquipélago de Alcatrazes, que tem origem geológica comum à da Serra do Mar e é considerado um laboratório natural com registros genéticos deste ecossistema e testemunhos de processos evolutivos decorrentes do isolamento geográfico.

A programação da Reunião pode ser conferida no site http://www.ib.usp.br/ecosteiros/reuniaoanual.htm. Para participar da videoconferência é necessário enviar mensagem para esec.tupinambas.sp@icmbio.gov.br, indicando a intenção de participar do workshop e informando usuário do skype.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tupinambás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.