Projeto de pesquisa estuda os morcegos do Parque Nacional de Ilha Grande

Jornal Umuarama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br/ - 06/04/2014
A Universidade Estadual de Maringá, a UEM, por meio do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEEMA), e com o apoio do ICMBio, Coripa e Prefeitura Municipal de São Jorge do Patrocínio, deu início na semana passada ao projeto de pesquisas com morcegos no Parque Nacional de Ilha Grande, no rio Paraná. O projeto tem como objetivo gerar informações sobre aspectos ecológicos envolvendo os morcegos como riqueza de espécies, dieta, aspectos reprodutivos, bem como padrão horário e sazonal de atividade.

Segundo o chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, Romano Pulzatto Neto, em função da falta de informações, os morcegos são considerados pela população como animais perigosos, feios e assustadores. Ele explica que este fato ocorre devido aos mitos e lendas existentes em torno desta ordem, gerando perseguições indiscriminadas e resultando em mortes. "As doenças potencialmente transmissíveis por morcegos, como a raiva e a histoplasmose, representam forte razão para que o medo e o ódio da população por esses animais sejam comportamentos frequentes", informou Romano.

Uma forte preocupação do GEEMEA, de acordo com seu coordenador professor Henrique Ortêncio Filho, é desmistificar um animal que, devido à falta de informação da população, é perseguido e rejeitado constantemente e, sempre são alvos de discriminação, embora esses animais sejam protegidos pela Lei de Proteção à Fauna Selvagem.

Conservação da Biodiversidade

Os morcegos são os únicos mamíferos verdadeiramente capazes de voar e, em todo o globo já foram registradas mais de 1.220 espécies. No Brasil, em torno de 25% das espécies de mamíferos pertencem ao grupo dos morcegos, com cerca de 170 espécies já identificadas. No Paraná, já foram identificadas mais de 60, das quais 12 constam no Livro vermelho de espécies ameaçadas de extinção do Estado. Os mamíferos representam um grupo de grande importância à manutenção da diversidade e dos processos biológicos em ecossistemas naturais em termos de predação, dispersão de sementes, polinização entre outros.



http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=Projeto%20de%20pesquisa%20estuda%20os%20morcegos%20do%20Parque%20Nacional%20de%20Ilha%20Grande&NotID=53822
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.