Projeto de redução de gases de efeito estufa em reserva do AM está disponível para consulta

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br - 13/10/2011
O projeto de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, no Amazonas, foi disponibilizado na última terça-feira (11) para leitura, análise e consulta na internet.

O acesso pode ser feito pelo site do Observatório de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), no endereço http://www.observatoriodoredd.org.br.

A área total do projeto é de 5, 6 mil hectares e está localizada na região do município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), na região do rio Madeira.

O documento traz informações em anexos (PDF) sobre o mapa, o plano de gestão, as tabelas de cálculos do PDD a reserva e as informações sobre o projeto da REDD da RDS Juma.

Desmatamento

Segundo o resumo do projeto, a área do projeto, especialmente da pavimentação das BR-319 e AM-174 está sob alto risco de desmatamento. Os dados são baseados no modelo de SimAmazônia I, um softaware que simula cenários futuros para a região.

O projeto explica que, com mais de 589 mil hectares, a reserva do Juma perderia mais de 329 mil hectares (56%) liberando mais de 189 milhões de tCO2e à atmosfera.

O objetivo do projeto de REDD é coibir o desmatamento e a degradação florestal assim como suas respectivas emissões em uma área sujeita a grande pressão de uso da terra no Estado do Amazonas.

No texto, os proponentes do projeto afirmam assegurar aos investidores e doadores o comprometimento e execução deste projeto em conformidade com todas as obrigações legais e estruturas governamentais regulatórias da legislação brasileira.

O projeto foi concebido com o princípio de garantir o envolvimento e o comprometimento dos atores locais através de um processo transparente que conta com oficinas participativas e consultas públicas.

A instituição responsável pelo projeto é a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável (SDS) com apoio técnico do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM).

Observatório

Em seu site, o O OR tem como finalidade a coleta e análise de dados dos programas e projetos de REDD, disseminação de informações, formação das comunidades locais e povos indígenas e a organização de ações políticas necessárias para dar transparência, estimular e promover o controle social.

O objetivo é transmitir as informações das ações de REDD no Brasil, bem como possibilitar o diálogo entre os proponentes dos projetos e as comunidades e atores beneficiários, promover a participação, interação e a construção coletiva.

Além de subsidiar as discussões acerca do REDD, o Portal OR vem também para fortalecer a governança florestal, a transparência, a participação da sociedade civil e movimentos sociais e a garantia de direitos e respeito aos atores envolvidos e interessados no mecanismo de REDD.




http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Projeto-reserva-AM-disponivel-consulta_0_571743184.html
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Juma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.