Projeto de reintrodução de papagaios na natureza ocorre no Oeste de SC

G1 - http://g1.globo.com - 12/09/2012
No Parque Nacional das Araucárias, localizado no Oeste Catarinense, um projeto pioneiro está sendo realizado para reintegrar os papagaios do peito roxo na natureza. A ave é uma espécie natural da região, porém, há 20 anos não era mais vista no local.

Os 30 papagaios chegaram há uma semana no Parque e foram treinados durante um ano em Florianópolis para rejeitar qualquer ação humana. As aves ainda estão em processo de adaptação e ficam dentro de um viveiro no meio da mata fechada, até que tenham segurança para não voltar mais.

As biólogas, que acompanham a adaptação das aves, realizam um treinamento diário com os papagaios. Além do treinamento, é feito um monitoramento por meio de um rádio colar, cuja bateria dura sete meses, o tempo necessário para a adaptação na mata.

Junto com o trabalho realizado com os animais, ainda é feito um trabalho na comunidade. O objetivo é que todos se conscientizem de que não devem alimentar as aves e nem capturá-las. Em janeiro de 2011, mais 13 aves foram reintroduzidas no parque. Porém uma delas foi abatida por um animal. Agora, espera-se que as 42 aves possam logo se reproduzir.
O projeto é da Ong Espaço Silvestre de Florianópolis em parceria com o Instituto Carijós e tem o apoio da Polícia Ambiental.



http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/09/projeto-de-reintroducao-de-papagaios-na-natureza-ocorre-no-oeste-de-sc.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araucárias
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.