Projeto Extremo Oriental das Américas ganha mais um parceiro

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/09/2013
O chefe da Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo, Fabiano Gumier Costa, e o analista ambiental da equipe de gestão da unidade de conservação (UC), Orione Álvares, estiveram reunidos reuniram na quinta-feira (12), com a diretora da Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (SUDEMA), Laura Farias.

No encontro, ocorrido na sede do órgão em João Pessoa (PB), foi apresentado oficialmente à SUDEMA o Projeto Extremo Oriental das Américas, iniciativa conservacionista com o objetivo de fomentar a relação integrada entre ciência e políticas públicas em prol da gestão ambiental de 16 UC situadas na região estuarina do rio Paraíba e distribuídas pelos municípios de Bayeux, Cabedelo, Lucena e Santa Rita, além da capital paraibana.

De acordo com Orione, coordenador do projeto, a SUDEMA já havia manifestado interesse em apoiar a iniciativa e as duas partes atualmente desenvolvem um Plano de Trabalho para balizar um Termo de Reciprocidade que deve ser assinado em outubro, oficializando a parceria. "Como órgão fiscalizador e licenciador da Paraíba, a SUDEMA é um parceiro fundamental para a evolução do Projeto Extremo Oriental das Américas", afirma o analista ambiental, salientando que o apoio do órgão estadual à criação de uma UC federal marinha na região - uma das propostas do Projeto - será importantíssimo para a consolidação da ideia.

Sobre o Projeto

Idealizado pela Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, o Projeto Extremo Oriental das Américas conta com parceiros como a Marinha do Brasil, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Governo do Estado da Paraíba, as prefeituras municipais das cinco cidades paraibanas contempladas e a ONG SOS Mata Atlântica.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4299-projeto-extremo-oriental-das-americas-ganha-mais-um-parceiro.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Cabedelo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.