Projeto Ilhas do Rio fará parte da Semana Nacional de Museus

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/05/2014
A 12ª Semana de Museus do Rio, desta segunda (12) até domingo (18), traz como tema "Museus: as coleções criam conexões", ressaltando o vínculo entre culturas, histórias e visitantes. A temporada de eventos comemora o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

Entre as várias atrações do Rio de Janeiro, o projeto Ilhas do Rio traz amostras coletadas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras) de esponjas, corais, conchas, estrelas do mar, peixes, além de um atobá e uma fragata para duas exposições que acontecerão durante o evento "Coleção no Parque e O mar brasileiro na ponta dos dedos".

A primeira será realizada na área externa do Museu Nacional, com o intuito de criar conexões com o público que não frequenta museus, estimulando a visitação. A segunda acontece na área interna, voltada para videntes, cegos e cadeirantes, que poderão tocar, ver e conhecer mais sobre as espécies marinhas brasileiras.

O Projeto Ilhas do Rio, realizado pelo Instituto Mar Adentro, tem como principal objetivo fornecer dados científicos para a elaboração do Plano de Manejo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), unidade de conservação (UC) criada em 2010.

Programação do Museu Nacional
13 a 18 de maio
10h às 16h
Bichos pra ver, tocar e aprender
Mediadores buscarão dialogar com videntes, cegos e cadeirantes, despertando curiosidades e questionamentos na exposição "O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos".

Dias 17 e 18 de maio
10 às 16h
"Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão"
Um passeio pela história e pela cultura do Brasil em que o ponto de partida é a Quinta da Boa Vista.

Dias 17 e 18 de maio
10 às 16h
Coleção no Parque
Realização, na área externa, de uma mostra da Coleção Didática/Científica da Seção de Assistência ao Ensino (SAE), com o intuito de criar conexões com o público que não frequenta museus, estimulando a visitação. A Coleção apresenta uma parte do acervo coletado pelo Projeto Ilhas do Rio.



http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/05/projeto-ilhas-do-rio-fara-parte-da-semana-nacional-de-museus.html
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilhas Cagarras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.