Projeto preserva habitat da ave

Globo - http://diariodonordeste.globo.com/ - 03/05/2013
Foi implantado neste município o Centro de Visitação do Espaço Soldadinho do Araripe. O local ainda está em fase de adequação, mas a expectativa é que, até o fim deste ano, seja aberto para receber turistas e estudantes interessados em conhecer o pássaro. A inauguração contempla uma das cinco linhas do Projeto Soldadinho do Araripe, que atua desde 2003, na conservação da espécie endêmica da região do Cariri.

O novo espaço já tem o cultivo de mudas nativas, necessárias para assegurar o ambiente em que vive o pássaro. As mudas devem ser replantadas na região

No que diz respeito à educação ambiental e restauração florestal, a ação montou um viveiro de mudas destinado à recuperação do ambiente onde vive a ave, ou seja, as matas que acompanham os rios que descem das fontes na Chapada do Araripe. A ideia é, com a aprovação do Código Florestal, restabelecer a vegetação natural destes locais.

Através do apoio dos proprietários de terras, o projeto pretende, em parceria com Área de Proteção Ambiental (APA), incentivar o Cadastro Ambiental Rural. Atualmente, em 90 nascentes existem menos de 200 casais do pássaro. No total, são apenas 800 exemplares, que correm risco de extinção. Para evitar a consanguinidade, de acordo com estudos genéticos deste tipo de animal, são necessários 512 casais. Ainda em processo de preparação, o viveiro de mudas do projeto Soldadinho-do-Araripe vai funcionar produzindo espécies de plantas como a Rosa da Mata, Pimenta de Macaco e Candeeiro D´água que são adequadas ao habitat da ave. Entretanto, o plantio e a recuperação é demorada, devido aos fatores ambientais e também pela qualidade dos solos. Segundo com o coordenador do projeto e biólogo, Weber Girão, todos os estudos já realizados até agora só farão sentido se essa fase de regeneração das matas for concluída. "O que mantém essa espécie ameaçada é a perda dos ambientes onde ela vive. É preciso replantar a mata para protegê-la", revela.

Desde 2007, o Projeto Soldadinho-do- Araripe tenta criar uma nova unidade de conservação na região do Cariri. O processo já foi protocolado e está em tramitação há cerca de seis anos. Independente da aceitação, se não houver a proteção do habitat, as matas serão deterioradas e, com isso, o pássaro poderá deixar de existir. Como medida paliativa de defesa, a APA está fazendo o zoneamento e Plano de Manejo da Unidade. Entre as ações estão previstos os modos de uso das áreas. Hoje, a gestão é baseada em planos de ações nacional, onde o principal é o do Soldadinho-do-Araripe. No Cariri, existem 12 unidades federais, estaduais e municipais de conservação. Todas estão em processo de reconhecimento do Mosaico de Áreas Protegidas. Futuramente, juntas, elas irão orquestrar as medidas de preservação para o entendimento único sobre o meio ambiente da Chapada do Araripe.

No momento, o projeto está apoiando a iniciativa de conservação e criando um portal do Mosaico de Áreas Protegidas, que vai auxiliar no reconhecimento da atuação e funcionamento das gestões de manejo. Juntas, as Unidades de Conservação do Cariri somam mais de um milhão de hectares. Até o final deste mês, a população poderá ter acesso às informações que serão concentradas no site e que ainda não estão disponíveis através da internet, além dos serviços, a exemplo do de visitação e mapas das regiões de preservação.

No início do ano passado, foi descoberta a existência do Soldadinho-do-Araripe na Floresta Nacional do Araripe (Flona). O achado interfere diretamente no Plano de Zoneamento e Manejo da área, que já necessita ser revisado. Próximo ao local da ocorrência da ave, a União decretou a ampliação do território da floresta, que passou a ter 39.333 hectares de extensão. A ação deu mais atenção ao setor que necessita ser priorizado. Agora, uma equipe de estudiosos da Aquasis, Organização Não Governamental que coordena e executa o projeto para preservação do pássaro, está desenvolvendo medidas de educação ambiental, políticas públicas, restauração ambiental, pesquisas e monitoramento sobre o pássaro.

A meta é evitar a extinção da espécie, através do desenvolvimento social. A ave já conquistou o gosto popular e tem sua imagem presente em logomarcas de diversos tipos de eventos e instituições. Na região, ainda de forma tímida, há também o turismo internacional de observação deste exemplares. Anualmente, dezenas de grupos chegam para contemplar o ícone incentivador do excursionismo e do desenvolvimento local. Outro aspecto simbólico que caracteriza a região é a cultura local, as águas e matas nas quais o Soldadinho-do-Araripe mantém essa identidade.

"No momento que o soldadinho passar a não existir, a gente passa a ser menos caririense", disse o biólogo, Weber Girão, um estudioso da espécie.



http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1262867
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araripe-Apodi
  • UC Chapada do Araripe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.