Projeto Primatas em UCs da Amazônia realiza oficina de taxidermia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 09/05/2011
As ações do projeto Primatas em Unidades de Conservação (UCs) da Amazônia, coordenado pelo Centro de Pesquisa e Conservação da Amazônia (Cepam) e Centro de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, continuam a todo vapor.

Nos dias 28 e 29 de abril, foi realizada em Manaus (AM) uma oficina de taxidermia, técnica de preservação e montagem de animais para exibição e estudo. Popularmente conhecida como "empalhamento", a taxidermia evoluiu muito nos últimos anos, deixando de usar os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.

Além do pessoal do Cepam e CPB, participaram do evento analistas ambientais do Parque Nacional do Viruá, Floresta Nacional de Tefé, Reserva Biológica do Lago Piratuba e técnicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), WCS e Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

De acordo com Marcelo Vidal, coordenador geral do projeto e analista ambiental do Cepam, o objetivo da oficina foi o de repassar aos participantes as noções da taxidermia científica, base para a formação e atualização de coleções científicas.

Segundo ele, a técnica será útil nas unidades de conservação participantes do projeto, já que alguns animais quando encontrados pelos analistas ambientais nessas áreas protegidas já estão mortos. Além disso, possibilita ao Cepam e ao CPB iniciar suas próprias coleções científicas de animais taxidermizados.

A oficina foi promovida em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), que indicou o instrutor, e com o projeto Sauim-de-coleira, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que cedeu o laboratório onde foram realizados os trabalhos.

Na semana anterior, Marcelo Vidal e o analista ambiental do CPB Marcos Fialho fizeram um reconhecimento técnico na coleção de primatas da Coordenação de Zoologia do MPEG, considerada uma das mais completas da Amazônia.

Segundo Fialho, o objetivo da visita foi o de fazer o levantamento dos espécimes da coleção que foram coletados dentro ou no entorno das unidades de conservação participantes do projeto, de modo a dar maior segurança na identificação das espécies registradas em campo.



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/846-projeto-primatas-em-ucs-da-amazonia-realiza-oficina-de-taxidermia
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago de Piratuba
  • UC Tefé
  • UC Viruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.