Projeto proporciona troca de conhecimento entre comunidade e unidade de conservação

IEF - www.ief.mg.gov.br - 15/05/2009
Nesse sábado, 16, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio das gerências dos Parques Estaduais do Ibitipoca e da Serra do Papagaio, em parceria com a ONG Amanhaguá, promove uma excursão que levará 50 moradores do entorno da Serra do Papagaio para conhecer o parque do Ibitipoca. A ação foi realizada também no último sábado, quando a visita contou com moradores de três pequenas comunidades: duas localizadas nos arredores de Baependi e a outra próxima de Aiuruoca. "Esse trabalho é interessante para mostrar às pessoas o que realmente é a unidade de conservação. É uma forma de fazer com que elas percebam que o Parque tem importância, inclusive como fonte de renda", ressalta a gerente do Papagiao, Solange Lemgruber Boechat.

A iniciativa partiu da presidente da ONG Amanhaguá, Mônica Lopes Buono, que desde 2001 já realiza bazares, onde o lucro obtido é revertido em iniciativas de educação ambiental. "Por meio dessas iniciativas, arrecadamos dinheiro para fretar ônibus de excursão. Já levamos pessoas para conhecer as Águas de Caxambu, no sul de minas, e também a Universidade Federal de Lavras", comenta. Para Mônica, a importância das visitas ao Parque do Ibitipoca consiste, principalmente, em mostrar às comunidades do entorno a necessidade de se preservar o meio ambiente, pois atitudes como essa proporciona qualidade de vida às pessoas.

Mônica afirma que a primeira visita ao Ibitipoca atendeu as expectativas, pois os participantes ficaram satisfeitos com o que presenciaram. "As pessoas amaram, fomos muito bem recebidos no parque. Todos aprenderam um pouco de sua história, desde a implantação até o momento atual, e sobre os benefícios que ele traz para a região", conclui. A gerente Solange também reconhece o valor das visitas para transmitir conhecimento aos visitantes, pois, segundo ela, é mais fácil assimilar a realidade quando se tem contato com a mesma.

Parque Estadual do Ibitipoca - Com uma área de 1.488 hectares, o Parque está localizado na Zona da Mata e faz parte de dois municípios, Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Sua infra-estrutura passou por uma reforma recentemente e ganhou novas instalações para ampliar a qualidade da recepção e apoio a visitantes e pesquisadores.

O Parque possui portaria, estacionamento, área de camping, restaurante, Centros de Visitantes, de Administração e de Pesquisas, casa de hóspedes e alojamentos destinados a pesquisadores e funcionários. O IEF teve de limitar o número de visitantes ao Parque para implementar medidas para a proteção e dos atributos naturais e da biodiversidade local. Algumas trilhas secundárias estão fechadas à visitação.

Parque Estadual da Serra do Papagaio - O Parque abrande cinco municípios do sul de Minas Gerais: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. Com aproximadamente 23 mil hectares, a unidade de conservação forma um extenso corredor ecológico, além de abrigar nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul do estado.

O parque tem o nome Serra do Papagaio devido ao formato do pico da montanha, que lembra a cabeça da espécie, e também por causa do papagaio do peito roxo, ave hoje quase extinta. Diversas outras espécies convivem e se reproduzem graças à riqueza de ambientes e abrigos ali existentes, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, a onça-parda, a jaguatirica e o macaco bugio.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ibitipoca
  • UC Serra do Papagaio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.