Projeto Rio + Limpo é finalista do prêmio da Agência Nacional das Águas

Jornal Umuarama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br/ - 11/11/2014
Na semana que passou, o Parque Nacional de Ilha Grande e seus parceiros foram informados de que o projeto Rio + Limpo, promovido pelo ICMBio, CORIPA em parceria com Itaipu Binacional e Prefeituras Municipais, chegou à final do Prêmio ANA 2014. Após terem alcançado a semi-final, o Projeto recebeu a visita de uma auditora da Agência Nacional das Águas, que pôde conhecer a região do arquipélago de Ilha Grande no rio Paraná e participar deste projeto que já promoveu 18 etapas ao longo destes três anos, que já reuniu cerca de 1.300 voluntários e recolheu um total de aproximadamente 70.000 kg de resíduos, entulhos e demais materiais que degradam e poluem os rios que banham as ilhas do Parque Nacional.

O prêmio ANA 2014 recebeu 452 inscrições, um recorde se comparado às outras edições. Entre todos os concorrentes, a Comissão Julgadora escolheu os três melhores trabalhos das categorias em disputa: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; ONG; Organismos de Bacia; e Pesquisa e Inovação Tecnológica. O projeto Rio+Limpo foi inscrito pelo CORIPA e está concorrendo à categoria Organismos de Bacia com mais duas Instituições. De acordo com Aline Morais, uma das organizadoras do projeto pelo Consórcio "alcançar a final desta premiação já é uma grande vitória não só para as instituições envolvidas, mas para a toda a comunidade que ama e usufrui do nosso Paranazão e do Parque Nacional de Ilha Grande". O Prêmio tem por finalidade reconhecer iniciativas que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros.

Os organizadores do Projeto irão para Brasília, para participar da solenidade de premiação que será realizada no dia 3 de Dezembro. Os vencedores ganharão uma viagem para o maior evento do planeta sobre recursos hídricos: o Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 12 a 17 de abril de 2015 em duas cidades da Coreia do Sul: Daegu e Gyeongbuk. Durante o evento, os vencedores apresentarão seus trabalhos no Pavilhão Brasil, estande do País no Fórum.

Segundo Romano Pulzatto Neto, chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, "o mérito desta conquista é de todas as instituições parceiras, prefeituras municipais através de suas secretarias e departamentos de meio ambiente além dos voluntários envolvidos. Apoios que foram e continuam sendo fundamentais para a realização do Projeto".

O Projeto

As instituições organizadoras, tiveram a iniciativa no ano de 2012, com o objetivo de realizar uma ação que visasse reunir voluntários de diversos municípios para promoverem um "arrastão" em todas as margens do arquipélago do Parque Nacional de Ilha Grande e diminuir gradativamente a quantidade de resíduos encontrados nas ilhas e entorno do Parque. Ainda, garantir a mobilização e conscientização dos voluntários ao longo das ações. No estado do Paraná, fazem parte do projeto os municípios de São Jorge do Patrocínio, Altônia, Icaraíma, Terra Roxa, Alto Paraíso e Guaíra e no Mato Grosso do Sul participam os municípios de Itaquiraí, Naviraí, Eldorado e Mundo Novo. Além das instituições organizadoras, o projeto conta com a parceria dos bombeiros, polícia ambiental, Instituto Ambiental do Paraná, empresas, escolas, universidades e diversas associações. (Com a colaboração de Erick Caldas Xavier).



http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=61797&Not=Projeto%20Rio%20+%20Limpo%20%C3%A9%20finalista%20do%20pr%C3%AAmio%20da%20Ag%C3%AAncia%20Nacional%20das%20%C3%81guas
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.