Projeto Rio+Limpo é finalista do prêmio da Agência Nacional das Águas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/11/2014
O Projeto Rio+Limpo, promovido pelo Parque Nacional de Ilha Grande (PR), Unidade de Conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é um dos finalistas do Prêmio ANA 2014, organizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Nesta edição, a premiação recebeu 452 inscrições.

O Projeto teve início em 2012. A ideia inicial era reunir voluntários da comunidade do entorno do Parque para promover uma grande limpeza no interior das ilhas da UC e reduzir, gradativamente, a quantidade de lixo deixado pelos antigos habitantes do arquipélago, além de mobilizar e conscientizar os voluntários e sociedade sobre o problema.

Durante três anos, foram recolhidos cerca de 70 mil quilos de resíduos, entulhos e materiais que degradam ou poluem a biodiversidade e os rios que banham as ilhas do Parque Nacional. "O mérito desta conquista é de todos os 1300 voluntários, entre moradores, pescadores tradicionais, moradores das ilhas, empresas, escolas, universidades e diversas associações, além de funcionários de instituições parceiras, prefeituras municipais e demais apoiadores que foram e continuam sendo fundamentais para a realização do projeto", ressaltou Romano Pulzatto Neto, chefe do Parque Nacional de Ilha Grande.

Atualmente, participam do projeto os municípios São Jorge do Patrocínio, Altônia, Icaraíma, Terra Roxa, Alto Paraíso e Guaíra - no Paraná e Itaquiraí, Naviraí, Eldorado e Mundo Novo - no Mato Grosso do Sul. A iniciativa tem como parceiros o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), a Itaipu Binacional e as prefeituras municipais.

"Alcançar a final desta premiação já é uma grande vitória, não apenas para as instituições envolvidas, mas para toda a comunidade que ama e usufrui do nosso Parque Nacional", comemorou Aline Morais, uma das organizadoras do projeto.

A solenidade do Prêmio ANA 2014 está marcada para o dia 3 de dezembro. Os vencedores ganharão uma viagem para participar do Fórum Mundial da Água, maior evento sobre recursos hídricos do planeta. A viagem acontecerá de 12 a 17 de abril de 2015 em duas cidades da Coreia do Sul: Daegu e Gyeongbuk. Durante o evento, os vencedores apresentarão seus trabalhos no Pavilhão Brasil, estande do País no Fórum.

Sobre o Prêmio ANA

O Prêmio ANA tem por finalidade promover a educação ambiental, a gestão participativa e reconhecer iniciativas que estimulam o combate à poluição e ao desperdício. Além disso, são apontados caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. A disputa ocorre em sete categorias: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; ONG; Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/5094-projeto-rio-limpo-e-finalista-do-premio-da-agencia-nacional-das-aguas.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.