Projeto vai recuperar Lagoa do Batoque em resex no Ceará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/05/2011
Será lançado nesta quinta-feira (12), às 17h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Batoque, no município de Aquiraz (CE), o projeto "Recuperação Lagoa do Batoque". Idealizado pela Associação Comunitária dos Moradores da Reserva Extrativista (Resex) do Batoque, o projeto foi aprovado após seleção pública da Petrobras pelo Programa Petrobras Ambiental, ano 2010.

O projeto visa a promover, de forma ampla, uma série de ações para a recuperação ambiental da lagoa, utilizando técnicas de permacultura (cultura permanente). Estão previstos a construção de 80 canteiros bio-sépticos em residências das comunidades próximas à lagoa; cursos de educação ambiental, focando a conservação de recursos naturais; e ações de sensibilização e envolvimento coletivo dos moradores da região.

Outras ações são promover a revegetação de dez hectares de mata ciliar da lagoa; o plantio de 25 mil mudas de espécies nativas; e a realização de cursos para produção local de adubo, utilizando uma técnica conhecida como compostagem.

A equipe de analistas ambientais da Reserva Extrativista do Batoque, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi responsável pela elaboração do projeto e vem monitorando todas as ações. Eles contam com a parceria do ICMBio, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), da Prefeitura de Aquiraz e do Ibama.

EXECUÇÃO - O projeto está previsto para ser executado em um ano e meio, a partir de janeiro deste ano. As ações possibilitarão a recuperação do principal recurso hídrico superficial da Resex, conscientizando a comunidade quanto à importância da conservação do meio ambiente e, dessa forma, garantindo a melhoria da qualidade de vida local. Os resultados alcançados serão divulgados para a sociedade em geral.

Foi elaborada uma programação para este dia. Dentre as atividades haverá abertura com Hino Nacional com a Orquestra de Música de Aquiraz; pronunciamento dos envolvidos do projeto; apresentação do Projeto Recuperação Lagoa do Batoque; apresentação Cultural dos jovens do Batoque; apresentação da Orquestra de Música do Batoque; e encerramento, com um coquetel.



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/849-lagoa-na-reserva-extrativista-do-batoque-sera-recuperada
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Batoque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.