Projeto Wings for Science visita UCs no rio Paraná

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/09/2016
Casal de franceses que roda o mundo em avião anfíbio faz coleta inédita de água em lagoa no parque de Ilha Grande e fotos de áreas remotas da APA do Rio Paraná, que servirão para o plano de manejo da unidade


O casal de franceses Adrien Normier e Clementine Bacri acaba de levantar voo e se despedir do rio Paraná. Eles passaram 11 dias apoiando a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pesquisadores da região com seu projeto Wings for Science (Asas para a ciência).

Ela advogada e ele piloto comercial, ambos entusiastas da aventura e da ciência, o casal colabora de forma voluntária, a bordo de um avião anfíbio, com projetos de pesquisa por todo o mundo, apoiando estudos e promovendo a ciência.

Na passagem pelo rio Paraná, eles estiveram na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilhas e Várzeas do Rio Paraná e em outras unidades de conservação (UC) localizadas em seu interior, como o Parque Nacional de Ilha Grande e o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

A região, além de ser como um mosaico de unidades de conservação municipais, estaduais e federais, está inserida no Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) e no Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná.

No Parque Nacional de Ilha Grande, foi feita pela primeira vez, com a ajuda dos franceses, a coleta de água na Lagoa Azul. Já na APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, foram produzidas fotografias em alta resolução de ambientes específicos e de difícil acesso tanto para pesquisadores quanto para os gestores. O material será usado na elaboração do plano de manejo da unidade.

Além das coletas de água e das imagens em alta resolução, o projeto também possibilita realizar coleta de ar, modelagem em 3D do relevo e mapeamento de cobertura vegetal com NDVI (Indice de Vegetação por Diferença Normalizada) utilizado para planejamento, correção e quantificação de áreas cultivadas, reflorestadas ou em recuperação ambiental.

Os gestores das unidades de conservação aproveitaram ainda para obter informações sobre a presença humana em locais cujo acesso é expressamente proibido. "O projeto Wings for Science está dando a sua segunda volta ao mundo. Pela primeira vez, eles passam em em UCs brasileiras, ampliando seu escopo além da ciência e colaborando com a gestão e o manejo da biodiversidade", disse Erick Caldas Xavier, chefe da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.

Em todas as visitas, o casal de franceses produz um pequeno filme sobre a localidade e as atividades de pesquisa desenvolvidas para apresentar, posteriormente, ao público infantil. A ideia é despertar nas crianças o espírito científico. Essa segunda expedição, que teve início em janeiro, deve seguir até novembro de 2018.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8336-projeto-wings-for-science-visita-ucs-no-rio-parana
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Rio Ivinhema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.