Proposta de Mosaico do Rio Doce é discutida por entidades

Século Diário - www.seculodiario.com.br - 15/05/2010
A criação de um mosaico de áreas protegidas da Foz do Rio Doce vem sendo discutida no norte do Estado na tentativa de definir características das áreas imprescindíveis à preservação na região. A intenção é unir as áreas que deverão ser preservadas, para que, juntas, elas possuam ter força para captar recursos e desenvolver ações ligadas à preservação da região.

O mosaico é um instrumento instituído pela Lei 9985 de julho de 2000, que cria o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) e define critérios e normas para criação e implantação de Unidades de Conservação (UCs) e a gestão integrada de unidades próximas.

Entre as áreas propostas estão a Floresta Nacional de Goytacazes, Reserva Biológica de Sooretama, Reserva Biológica de Comboios, Área de Proteção Permanente de Barra Seca, Reserva Indígena de Comboios, Área de Relevante Interesse Ecológico de Degredo, quatro reservas particulares e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Foz do Rio Doce, que ainda está sendo implantada. Todas elas, lembram os especialistas, estão localizadas na Foz do Rio Doce, o que justifica uma gestão integrada em prol da conservação da região.

Em reunião realizada esta semana para debater a criação do mosaico, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Linhares, foram discutidos temas como o processo de criação e institucionalização do mosaico, assim como a continuidade das recomendações do Grupo de Trabalho estruturado na Oficina Regional de Mosaicos do Corredor Central da Mata Atlântica, que foi realizada em agosto de 2009, em Regência.

Se concretizado, o mosaico deverá integrar a gestão das áreas por meio do Conselho Gestor, a ser formado por um grupo de representantes de cada unidade e entidades do governo federal, estadual e municipal; sociedade civil e setor empresarial da região. Eles deverão tratar das dificuldades de cada um, bem como apresentar soluções, projetos e ações que deverão ser desenvolvidas de forma integrada e compartilhada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável da foz do Rio Doce.

A iniciativa de criação do mosaíco é do Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica (Ipema) e Instituto Amigos Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IARBMA), juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, governo do Estado e representantes das áreas que pretendem compor o mosaico e outros órgãos ligados ao meio ambiente.

A prefeitura de Linhares, com outros parceiros como o Projeto Tamar, Conservação Internacional, Avina (fundação suíça que luta pelo eio ambiente), também apoia a criação de um mosaico para a região.

A informação é de que Linhares, no norte do Estado, é um ponto estratégico da proposta de criação de um mosaico. Isso porque possui rica biodiversidade e ainda pouco estudada. É no município também que estão localizados o maior corredor ecológico do Estado e duas Unidades de Conservação (UCs) consolidadas.

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=5750
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Comboios
  • UC Sooretama
  • UC Goytacazes
  • TI Comboios
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.