Proteção ao meio ambiente por terra e ar

O Globo, Rio, p. 29 - 26/03/2006
Proteção ao meio ambiente por terra e ar
Batalhão Florestal e MP fazem ações

Paulo Roberto Araújo

As agressões ao meio ambiente em todo o estado passaram a ser fiscalizadas, por terra e ar, em ações conjuntas do Ministério Público estadual e do Batalhão de Polícia Florestal da PM (BPFMA). Nos dois primeiros vôos de helicóptero, em Teresópolis e na Região dos Lagos, os promotores e os oficiais da PM ficaram surpresos com a quantidade de crimes ecológicos que viram do alto. O convênio assinado pelo MP pelo BPFMA prevê pelo menos um vôo por semana.
Com os diagnósticos iniciais nas mãos, o combate às agressões será feito por terra a partir de amanhã. Somente na Região dos Lagos, foram vistos 15 crimes ambientais que vão resultar em pelo menos dez inquéritos instaurados pelo MP.
- A intenção é nos anteciparmos ao dano maior. É impressionante a quantidade de derrubada de vegetação - disse a promotora Denise Tarin, da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva e Meio Ambiente.
No primeiro vôo, o Parque Estadual dos Três Picos, que abrange parte de Teresópolis, Friburgo e Cachoeiras de Macacu, foi fiscalizado pelo comandante do BPFMA, coronel Eduardo Oliveira, e pela promotora de Teresópolis, Anaisa Malhardes. Eles observaram várias cabanas de caçadores e alguns trechos de queimadas no entorno da área de preservação.
Na Região dos Lagos, a equipe de fiscalização fotografou os loteamentos irregulares na APA de Massambaba, em Arraial do Cabo, a retirada ilegal de saibro em Ponta Negra, no distrito de Maricá, e dois pontos de desmatamento para plantio de abacaxis no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Quissamã.

O Globo, 26/03/2006, Rio, p. 29
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Massambaba
  • UC Restinga de Jurubatiba
  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.