Proteção de biomas está longe das metas

Valor Econômico - www.valoronline.com.br - 22/02/2010
A criação de unidades de conservação ambiental é a política utilizada pelo país para perseguir a meta de proteger ao menos 10% de cada bioma e 30% da Amazônia. O compromisso foi assumido pelo Brasil em 1992, na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Eco-92, e o prazo para cumpri-lo termina em 2015.

O objetivo, porém, ainda está longe de ser alcançado. O bioma menos protegido é o costeiro e marinho: apenas 1%. O Pampa tem 2,8%, o Pantanal, 3%, a Mata Atlântica, 6,2%, o Cerrado, 6,7%, a Caatinga, 7,1%, e a Amazônia, 23,4%. Com isso, o Brasil possui hoje 16% do território protegido por unidades de conservação ambiental.

Neste ano, o Instituto Chico Mendes (ICM) pretende instalar mais 13 unidades, das quais a reserva do peixe-boi no Piauí e Ceará é a mais adiantada. Segundo informações do instituto, elas somam 1,5 milhão de hectares. O total de propostas em estudo, porém, chega a 334, o que superaria em número as 304 já existentes. O instituto divulga apenas os projetos que estão em nível mais avançado de avaliação.

No litoral brasileiro existem mais três projetos em andamento, nos Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. No Rio, a unidade estudada é o arquipélago das Cagarras, localizado a cinco quilômetros da praia de Ipanema. Em Santa Catarina, a área fica na baía de Babitonga, entre as cidades de Joinville e São Francisco do Sul. Em São Paulo, a intenção é ampliar a unidade de conservação da Estação Ecológica Tupinambás, formada por ilhas no litoral norte.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tupinambás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.