Quadrilha loteia e destrói reserva em Rondônia

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com - 24/08/2009
Uma quadrilha está loteando áreas da reserva extrativista Rio Preto-Jacundá, no norte de Rondônia, e o fogo no local já destruiu milhares de hectares.

Uma operação da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado (Sedam) começou a investigar e a prender os envolvidos no crime.
Na área de Cujubim, em Machadinho do Oeste, a 400 quilômetros de Porto Velho, está a maioria das 44 unidades de conservação do estado. São 16 reservas extrativistas e sete florestas estaduais de rendimento sustentável.

A Rio Preto-Jacundá é uma das que vem sofrendo invasões. As imagens aéreas mostram as queimadas. Estradas abertas na mata são os caminhos por onde passa a madeira retirada clandestinamente, um dos principais crimes praticados contra a floresta na região.

O serviço de inteligência da Sedam está monitorando a movimentação na reserva há mais de seis meses. A investigação apontou para a existência de uma quadrilha que está loteando e vendendo áreas dentro da reserva.

Eles montaram barreira na principal estrada de acesso à reserva. Na abordagem a um acampamento ninguém foi encontrado. Mas quem fugiu deixou para trás roupas e utensílios. Já foram encontrados 13 acampamentos.

Clima tenso

Percorrendo as estradas é fácil encontrar as chamadas esplanadas, áreas abertas para depositar a madeira, que mais tarde é transportada. O clima é tenso na região. Há informações apuradas pela polícia de que existe um grupo armado e 20 pessoas foram presas.

"Essas pessoas já contaram e já citaram nomes. Mas ainda está em sigilo em função de que existe uma investigação para que possamos apurar com mais certeza", explicou Luiz Cláudio Fernandes, coordenador da unidade de conservação.

Em dez dias de trabalho foram apreendidos caminhões, tratores, motocicletas e motosserras. A operação deve durar pelo menos 30 dias.
A fiscalização conta com a participação de agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, da Polícia Ambiental e do Departamento de Operações Especiais.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Preto-Jacundá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.