Queima de fogos pode ter causado incêndio no Parque dos Três Picos

O Diário de Teresópolis - 01/09/2010
Mais um incêndio criminoso destruiu grande área verde em Teresópolis e, novamente, dentro de uma unidade de conservação ambiental. O fogo teve início no final da tarde de domingo e durou até a manhã de ontem na região das Torres de Bonsucesso, dentro do Parque Estadual dos Três Picos, destruindo aproximadamente 20 hectares de mata. Equipes de guarda-parques e de guardiões do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), trabalharam no combate ao incêndio: 16 homens enfrentaram as dificuldades de acesso ao local do fogo, uma área de alta declividade.

De acordo com denúncias feitas no sábado, o incêndio teria sido provocado por um grupo de jovens moradores da região que soltaram fogos na Torre Maior de Bonsucesso durante a noite. A estiagem e a baixa umidade do ar contribuíram para a rápida disseminação das chamas. A origem será investigada pela administração do parque e também através da esfera policial, já que se trata de um crime ambiental, que pode render pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.

De acordo com Théo Panagoulias, Chefe do Parque Estadual dos Três Picos, o helicóptero do INEA fez lançamentos de água nos locais de difícil acesso na segunda-feira. Ontem, devido ao tempo nublado, não foi necessária a utilização desse recurso novamente. "Felizmente a principal frente de fogo já foi contida e agora estamos trabalhando com os guarda-parques do outro lado, para extinguir todos os focos. O acesso é muito ruim, o que dificulta o trabalho", relatou, na manhã de ontem.

O final de semana registrou ainda outras ocorrências que exigiram a participação de agentes do Inea: na Reserva Biológica de Araras, em Petrópolis, dois focos de incêndio nas proximidades da reserva foram combatidos e extintos antes que pudessem atingir seus limites. No Parque Estadual da Pedra Branca, no Rio, as equipes do Inea combateram um incêndio de pequenas proporções na Serra do Barata. Em Teresópolis e Petrópolis, foram destruídos aproximadamente 50 hectares de mata no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, destacou que o trabalho de prevenção realizado pelo instituto, que incluem a criação do serviço de guarda-parques e do índice de risco de incêndios, são importantes para minimizar os danos provocados pelos incêndios.

- Mesmo assim, queremos renovar nosso apelo para que a população tome cuidados extremos para evitar qualquer tipo de ação que possa provocar fogo em vegetação, e que nos apoie comunicando quaisquer ocorrências de fogo em vegetação ao corpo de bombeiros. No caso de incêndios em unidades de conservação, como parques ou reservas, a comunicação pode ser feita também ao Inea, no caso de unidades estaduais, ou ao ICMBio, quando acontecer em unidades federais - disse o diretor.

Os guarda-parques e agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) permanecem em prontidão enquanto o nível do índice de risco de incêndios permanecer em médio ou alto. O índice, que é calculado diariamente de acordo com as regiões do estado e também para cada uma das 14 unidades de conservação de proteção integral, pode ser consultado no site do Inea (www.inea.rj.gov.br), com atualização a partir de 15 horas.

http://odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=15525
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Pedra Branca (PES)
  • UC Araras (REBIO)
  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.