RDS de Amanã poderá ter projeto de turismo para comunitários

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com - 16/04/2009
A comunidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã, localizada entre as águas pretas do Rio Negro e as águas brancas dos rios Japurá e Solimões, poderá ter um projeto de turismo de base, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. A RDS cobre 2.350.000 ha da região central do Amazonas, que engloba os municípios de Barcelos, Coari, Codajás e Maraã.

O estudo teve início em março de 2008. Recentemente, uma atividade foi realizada na área, quando aconteceu um intercâmbio entre moradores da Reserva Amanã e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

O encontro foi uma das etapas da fase de pesquisa e planejamento turístico da Reserva Amanã e teve como objetivo fomentar o diálogo e a troca de experiências entre comunidades atuantes e não atuantes na área de turismo. Também foi a primeira vez que comunitários da Reserva Amanã participaram de uma atividade prática de ecoturismo.

Atividades ecoturísticas

A programação abrangeu atividades relacionadas à operação de atividades ecoturísticas, como passeios e visita a comunidades, além de rodadas de conversas com funcionários da Pousada Uacari (empreendimento que faz parte do Projeto de Turismo de Base Comunitária da Reserva Mamirauá) e com pesquisadores.

- O intercâmbio foi uma oportunidade para que as comunidades do Amanã se apropriassem de informações essenciais para a etapa de pesquisa e planejamento turístico pela qual estão passando -, comenta Rodrigo Zomkowski Ozório, pesquisador e extensionista do programa de turismo de base comunitária do Instituto Mamirauá.

De acordo com o pesquisador, outro ponto positivo foi a condução integral do encontro pelos comunitários da Reserva Mamirauá. "O encontro também serviu para relembrar a história de implantação do turismo de base comunitária em Mamirauá, o que contribuiu para concluir que o turismo é boa alternativa para aqueles que o conduzem de forma responsável e preocupada em estabelecer bases sólidas de participação comunitária".

Na Reserva Amanã, a implantação do projeto de turismo de base comunitária depende ainda da conclusão de algumas etapas de pesquisa e planejamento, cujos resultados serão submetidos, ainda, à análise de viabilidade econômica e financeira. A finalização da etapa de pesquisa e planejamento está prevista para março do próximo ano.
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.