RDS Piagaçu-Purus recebe oficina de Aquisição de Alimentos 'Formação de Estoque'

Ceuc/ SDS - www.ceuc.sds.am.gov.br - 01/11/2010
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) por meio do Centro Estadual de Unidades de Conversação (CEUC) vêm buscando alternativas para incentivar e valorizar o arranjo produtivo da castanha dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçú-Purus, localizada no município de Beruri (a 173 Km). Nos dias 01 e 02 de setembro foi realizada a "Oficina do Projeto de Aquisição de Alimento na modalidade Formação de Estoque'' na reserva em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

De acordo com o técnico do Departamento de Manejo de Geração de Renda, Marcelo Cortez, a proposta da atividade foi a elaboração e aprovação do Projeto que agora vai ser submetido a Conab para aquisição de Capital de Giro visando a compra da castanha da Amazônia dos produtores da RDS Piagaçú-Purus e demais municípios adjacentes. Esta ação é mais uma etapa do cronograma de trabalho estabelecido por todos os parceiros CEUC, FAS, IDAM, Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Beruri e Associação do Divino Espírito Santo.

Com o funcionamento da usina, os produtores terão mercado certo para venda da produção com preço acima do estipulado, melhoria da qualidade da produção e do sistema de escoamento, o que deve refletir positivamente na valorização da atividade de coleta e na organização comunitária, além de melhorar a renda das famílias. Cortez explicou ainda que durante a oficina foram abordados temas como a situação atual da Usina da Castanha, parcerias, plano de ação, intercâmbio de experiências em Manicoré, compra de maquinário, modelo de gestão da usina (preço da lata, qualidade, paiol, divisão de lucro, escoamento da produção). Além disso, os técnicos do CEUC esclareceram dúvidas sobre o Projeto de Aquisição de Alimento Formação de Estoque.

RSD Piagaçú-Purus

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçú-Purus foi criada por meio do decreto n 23.723 de 05 de setembro de 2003, e ocupa uma área de 809.268,02 hectares. Cerca de 85 comunidades vivem dentro da reserva. A pesca, a agricultura, a caça e a extração de produtos madeireiros e não-madeireiros são as principais formas de sobrevivência das populações da área. Nas comunidades pratica-se uma economia de subsistência.

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/1-ultimas/302-rds-piagacu-purus-recebe-oficina-de-aquisicao-de-alimentos-formacao-de-estoque.html
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Piagaçu-Purus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.