Rebio dá curso sobre animais venenosos

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 16/11/2009
A Reserva Biológica União, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Rio de Janeiro, promoveu dias 27 de outubro e 10 de novembro curso sobre Identificação e Atualização em Animais Peçonhentos e Venenosos. O público alvo foram 105 pessoas, entre representantes da Guarda Municipal Ambiental de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé, além de brigadistas de incêndio, servidores e terceirizados da unidade.

O curso, realizado no centro de vivência da reserva, contou com a presença de palestrante médico veterinário, professor da Universidade da Serra dos Órgãos e analista ambiental do Inst. Estadual do Ambiente (Inea), Eduardo Cárdenas Nogueira Rubião.

A carga horária do curso, de oito horas ao todo, abordou questões teóricas relativas a aspectos biológicos e ecológicos dos animais, hábitos e importância para o meio ambiente. O grupo pôde conhecer formas de identificar as espécies, suas principais características e seus mecanismos de defesa e caça.

A prevenção contra acidentes com esses animais, bem como o comportamento da vítima, os sintomas apresentados por ela e os procedimentos para os primeiros socorros foram aspectos de grande interesse do público, devido às rotinas das funções que desempenham, sempre ligadas ao meio ambiente.

O palestrante destacou exemplos errados de atendimentos a vítimas de acidentes com animais desse gênero, tais como picadas de cobras, em que é comum o uso indevido de torniquetes, bem como ser feita sucção da peçonha com a boca, corte do membro afetado, uso de fezes e urina de animais, fumo ou cinzas no local do ferimento, além da recomendação errada de que a vítima beba líquidos como querosene e cachaça, frequentemente usadas principalmente no meio rural.

"Essas alternativas só contribuem para agravar a situação da vítima, pois podem mascarar os sintomas, retardar o socorro correto e causar infecções", frisou o palestrante. Nessas horas, o procedimento correto é manter a calma, lavar bem o local com sabão neutro, tentar identificar ou capturar o animal para identificação posterior e se dirigir a um hospital ou posto de saúde que contenha os antígenos o mais rápido possível.

A parte prática do curso começou com a apresentação de diversos animais vivos aos alunos, tanto os peçonhentos e os não peçonhentos, frisando primeiramente a importância que cada um tem para o meio ambiente. Após isso, os alunos tiveram que reconhecer, por meio de observações, quais as características estudadas.

Entre os animais mostrados estavam aranhas da espécie caranguejeira (Lasiodora sp), viúva-negra (Latrodectus curacaviensis), armadeira (Phoneutria nigriventer), marrom (Loxoceles intermedeia) e o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus).

No grupo das serpentes foram apresentadas a jibóia (Boa constrictor) e a falsa-jararaca (Sybinomorphus neuwiedi), que são espécies não-peçonhentas, além da jararaca (Bothrops jararaca) e cascavel (Crotalus durissus) - espécies peçonhentas. Com exceção da cascavel, todos os outros animais citados ocorrem na região da Reserva Biológica União.

Foram apresentados ainda os métodos e os equipamentos de captura, contenção e conservação de cada grupo. Os participantes então tiveram a oportunidade de exercitar, com os animais presentes, a captura e a contenção deles.

Ao final do curso foi divulgada a relação dos hospitais da região que possuem soros antiofídicos, os telefones de emergências e distribuído material informativo sobre o assunto (folder). Cada participante recebeu também um certificado de participação do curso.

Ascom/ICMBio - (61) 3341-9280 - com informações de Whitson José da Costa Junior, Chefe da Rebio União/RJ.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC União
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.