Rebio de Perobas conclui a fase II da Operação BiXo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 11/12/2009
Trinta e sete pássaros apreendidos e sete autos de infração aplicados. Esse foi o saldo de mais uma etapa da Fase II da Operação BiXo (com xis mesmo, para dar uma ideia de passar um xis no crime ambiental), realizada, entre os dias 4 e 8 passados, pela Reserva Biológica (Rebio) de Perobas, no Paraná. O objetivo foi o de combater a caça, o tráfico de animais silvestres e a extração ilegal de palmito.

Nos dois primeiros dias, o grupo de fiscais foi dividido em três equipes, sendo uma de apoio e duas que entraram na Unidade. No dia 6, nova incursão na Rebio Perobas contou com quatro equipes, sendo duas de apoio e duas que entraram na UC para verificar se havia a presença de caçadores.

No dia 7, foram realizadas operações de fiscalização contra posse irregular de animais silvestres sem autorização, com especial atenção para passariformes (passarinhos), nos distritos de Marabá, Cuairaitava e cidade de Tuneiras do Oeste. No município de Cianorte os trabalhos foram realizados na Vila Rural (Renascer) e Distrito São Lourenço.

O último dia de operação foi dedicado à montagem de processos criminais e à soltura de pássaros, libertados após passarem por análise biológica.

METAS - Os trabalhos de fiscalização e monitoramento dentro da Rebio Perobas reforçaram a presença institucional do governo dentro da Unidade. Não foram observados caçadores no interior da Reserva, porém verificados vários indícios da presença deles, como trilhas, barracos, vegetação cortada, entre outros.

Uma das equipes flagrou dois homens próximos à unidade, que se evadiram com a aproximação dos servidores, deixando para trás inclusive uma motocicleta. A moto foi levada para a delegacia como "veículo em estado de abandono", pois se constatou que ela tinha registro irregular.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.