Rebio Guaporé inicia programa de voluntariado

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/09/2012
Durante dez dias, nove estudantes de Engenharia Florestal, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Rolim de Moura, participaram das primeiras atividades do Programa de Voluntariado da Reserva Biológica (Rebio) do Guaporé, em Rondônia.

O evento teve o objetivo de propiciar o ingresso e engajamento de voluntários nos projetos de pesquisa, bem como dar suporte aos pesquisadores da Rebio no desenvolvimento dos estudos em campo. A iniciativa integra o Programa Nacional de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio e ocorreu entre os dias 20 e 30 de agosto. As atividades foram relacionadas à linha temática "Pesquisa e Monitoramento".

Os nove voluntários, selecionados a partir do Edital de Seleção da Rebio Guaporé entre 23 candidatos, tiveram por missão o auxílio da coleta de dados do projeto "Diversidade de primatas e heterogeneidade de habitat na Reserva Biológica do Guaporé", de autoria do analista ambiental Sandro Alves, atualmente estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Federal do Pará - Museu Paraense Emílio Goeldi.

As atividades também contemplaram a etapa de coleta de dados sobre estrutura da vegetação na Rebio. Os voluntários participaram de treinamento em técnicas de mensuração florestal e acompanharam as atividades de pesquisa realizadas em campo, sendo supervisionados pelo coordenador do projeto, Sandro Alves.

Durante o período, foram coletados dados sobre vegetação em 56 parcelas de amostragem situadas em dez transecções de pesquisa, distribuídas por quatro diferentes tipos de florestas na Unidade de Conservação (florestas inundáveis, floresta de terra firme e cerradão).

O Programa Voluntariado da Reserva Biológica do Guaporé é desenvolvido em parceria com a unidade de conservação e com o Projeto "Primatas em Unidades de Conservação da Amazônia: subsídios à elaboração de planos de manejo e à avaliação do estado de conservação de espécies", do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), ambos do ICMBio.

O chefe da UC fez o balanço final das atividades: "Tivemos todo o apoio financeiro necessário da Coordenação Geral de Pesquisa e Monitoramento (CGPEQ) e seguimos todas as orientações da Coordenação Nacional do Programa de Voluntariado (CGPRO). Foi surpreendente como tudo ocorreu perfeitamente bem. Os voluntariados estavam animados, foram receptivos ao plano de trabalho apresentado, dando sugestões logísticas e técnicas, e nos deram um retorno bastante positivo. Eles avaliaram a ida à Rebio do Guaporé como uma oportunidade ímpar e de grande aquisição de conhecimentos. Alguns até discutiram propostas de pesquisas paralelas dentro da unidade, o que nos motiva trazer cada vez mais pessoas ligadas à academia para próximo da Rebio".



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3283-rebio-guapore-inicia-programa-de-voluntariado.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guaporé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.