Rebio marinha em Santa Catarina apreende pescadores e doa 50 kg de peixes a associação de idosos

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 23/10/2009
A Reserva Biológica (Rebio) Marinha do Arvoredo, em Florianópolis (SC), flagrou nesta quinta (22) duas embarcações de pesca e um bote de apoio em atividade de pesca ilegal no interior da Unidade, nas proximidades da Ilha Deserta.

Oito pescadores foram presos e conduzidos até a Superintendência da Polícia Federal em Santa Catarina com o apoio do Pelotão Aquático da Polícia Militar Ambiental do Estado de Santa Catarina e da Polícia Federal. A pesca ilegal pode dar pena de um a três anos de detenção.

Os pescadores haviam acabado de recolher redes de pesca de emalhe com 50 kg de anchovas. O pescado, as embarcações e as redes foram apreendidos e os pescadores autuados por pescar em local proibido. Os peixes foram doados a uma entidade de apoio a idosos em Florianópolis.

REBIO - Localizada no litoral do Estado de Santa Catarina, entre os municípios de Florianópolis e Bombinhas, a Rebio Marinha do Arvoredo possui 17.600 hectares de superfície e abriga em seu interior as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro e uma grande área marinha que circunda esse arquipélago.

Criada em 12 de março de 1990, a Rebio Arvoredo é uma unidade de conservação federal de proteção integral que tem como objetivo proteger um pequeno espaço da costa brasileira que apresenta grande importância biológica.

A alta diversidade de ambientes marinhos e terrestres existentes na Reserva abriga uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção. As ilhas apresentam remanescentes de Mata Atlântica, locais de reprodução para aves marinhas e sítios arqueológicos com sambaquis e inscrições rupestres.

Além disso, os ambientes marinhos da Rebio fornecem abrigo para reprodução e crescimento de diversas espécies de peixes, o que contribui para manutenção dos estoques pesqueiros no entorno.

RESERVAS - As reservas marinhas são utilizadas como ferramentas de manejo e conservação de ecossistemas. Estas áreas protegem os ambientes marinhos e os seres vivos daqueles locais, dando condições para seu crescimento e reprodução.

As reservas podem repovoar áreas próximas com larvas e indivíduos adultos, contribuindo para a manutenção dos recursos pesqueiros do entorno. Elas buscam proteger porções significativas dos ecossistemas e como resultado temos a manutenção da diversidade biológica, dos recursos pesqueiros e do equilíbrio ecológico do ambiente marinho.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Arvoredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.