Rebio Perobas ajuda Polícia Federal a plantar mil mudas de árvores em Maringá

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 27/10/2009
Com o apoio da Reserva Biológica (Rebio) Perobas, a Delegacia de Polícia Federal (DPF) de Maringá, no Paraná, fará o plantio de mil mudas de árvores para compensar as emissões de gases no ano de 2008. Serão plantadas espécies nativas na Área de Proteção Permanente (APP) do Córrego Cleópatra, no Conjunto Residencial João de Barro I , em Vila Santa Felicidade.

O ato solene de lançamento da iniciativa ocorreu na quinta (22), na sede da DPF de Maringá. A medida faz parte do Programa Carbono Neutro da autarquia. Pelo programa, anualmente todas as unidades da Polícia Federal fazem plantio de mudas de acordo com a parcela de suas emissões, contribuindo para a recuperação de áreas degradadas e a manutenção da biodiversidade.

Em 2008, em todo o País, foram plantadas mais de 30 mil mudas. A expectativa é que 90% das árvores cheguem à idade adulta e seqüestrem aproximadamente 16 mil toneladas de gás carbônico. Para a base de cálculo para a medição do impacto ambiental, levou-se em consideração os gastos de combustíveis, papel, energia elétrica e com passagens aéreas.

A iniciativa coloca a Polícia Federal entre os membros do Programa Brasileiro GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), metodologia internacional mais usada por empresas para quantificar e gerenciar suas emissões de gases de efeito estufa.

O Programa Brasileiro - GHG Protocol - é uma ação do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, o World Resources Institute, o World Business Council for Sustainable Development e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

Em Maringá, o plantio das árvores será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Maringá, que preparará a área do plantio, e com a Penitenciária Estadual do Paraná, cujos detentos já efetuaram o preparo das mudas. O início do plantio estava previsto para semana anterior da data marcada, entretanto, foi adiado em função das chuvas torrenciais ocorridas recentemente.

Por suas ações de combate aos delitos ambientais e pelo seu Programa Carbono Neutro, a Polícia Federal vem ganhando o reconhecimento da sociedade civil. Em 2008 e 2009, foi agraciada com o Prêmio Época de Mudanças Climáticas, concedido pela revista de mesmo nome, em razão do seu programa de neutralização de emissão de carbono. A autarquia foi a única agraciada com o prêmio entre os órgãos públicos.

Em 2009, ganhou o Prêmio Renctas de Conservação da Biodiversidade, pelo seu desempenho no combate ao tráfico de animais. Desde que foi criado pela organização não governamental Renctas, este prêmio só havia sido concedido em duas ocasiões anteriormente, em 2001 e em 2003.

A Polícia Federal tem no combate aos delitos ambientais uma das suas prioridades. A Delegacia da Polícia Federal de Maringá participa e apóia as ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na proteção da Reserva Biológica das Perobas, situada na região de Tuneiras do Oeste e Cianorte, uma das mais importantes reservas da região Noroeste do Paraná.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.