Rebio Perobas arma estratégia para conter crimes ambientais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 27/06/2012
A Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Paraná, vai se reunir nos próximos dias para discutir ações educativas para evitar a caça e a extração ilegal de palmito na área da unidade. A decisão foi tomada durante a 13ª reunião do Conselho Consultivo, promovida no dia 25, na sede do Sindicato Patronal Rural de Tuneiras do Oeste (PR).

Segundo o chefe da unidade, Carlos de Giovanni, cresceram nos últimos dias as denúncias de caça e extração de palmito. Ele disse que já há acertos entre o ICMBio e as polícias Ambiental (estadual) e Federal e o Exército para coibir esses crimes ambientais. Informou ainda que há duas modalidades de caça identificadas na região da reserva, a esportiva e a profissional, e pediu a colaboração dos conselheiros para contribuírem com sugestões para ações educativas.

Além disso, ficou acertada uma reunião com donos de imóveis no entorno da unidade para discutir as regras de uso da região. O objetivo é garantir a aplicação das normas da zona de amortecimento e da zona de ocupação temporária.

Ao abrir a reunião, Carlos anunciou a nova composição do conselho consultivo e do grupo de voluntários e as atividades que serão por eles executadas. Falou ainda sobre as anomalias encontradas em peixes coletados na reserva e as propostas de investigação das possíveis causas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3074-rebio-perobas-arma-estrategia-para-conter-crimes-ambientais.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.