Rebio retira colmeias de abelhas africanizadas do interior da unidade

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 18/05/2009
A equipe da Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, em Santa Catarina, promoveu, com o apoio de agentes do Ibama, a retirada de colmeias de abelhas africanizadas do interior da unidade. Essa variedade de abelhas não é nativa do Brasil e muitas vezes invade ambientes naturais pelas mãos de apicultores, competindo com espécies nativas. Além disso, podem trazer riscos a saúde de pesquisadores e servidores que trabalham na área.

O chefe da unidade, Carlos Alberto Ferraresi de Giovanni, explica que essas abelhas são chamadas de "abelhas europa", cruzadas com abelhas africanas e trazidas para o Brasil por apicultores. "Elas produzem bastante mel, mas são agressivas atacando o homem e mesmo as abelhas nativas, como a jataí por exemplo. Como não são nativas, não podem ficar em uma unidade de conservação, muito menos em colméias em caixas de produção comercial de mel, inserida por apicultores", afirma Giovanni.

Segundo ele, desde o final do ano passado foram detectadas caixas de abelhas no interior da Rebio. "Descobrimos que eram de propriedade de dois apicultores da cidade, Tuneiras do Oeste. Um deles retirou três caixas de colméias ainda no ano passado, o outro pediu até o final de fevereiro para retira-la. Ele retirou algumas e outras mudou de lugar", diz Giovanni.

O chefe da unidade afirmou ainda que o apicultor foi notificado por um fiscal do Ibama para retirar as caixas das abelhas. Ele disse que o monitoramento na Rebio para detectar outras possíveis caixas vai ser mantido.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.