Rebio União comemora dez anos de criação

ICMBio - 13/05/2008
A Reserva Biológica (Rebio) União, no Estado do Rio de Janeiro, inicia nesta terça-feira (13) as comemorações dos seus dez anos de fundação, completados no dia 22 de abril. De hoje até sexta-feira, está programada uma série de atividades (veja programação completa abaixo) no local. A Rebio, que fica entre os municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé, tem o objetivo de assegurar a recuperação e proteção de remanescentes da Mata Atlântica e da fauna típica, em especial o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), espécie de primata endêmica do Rio de Janeiro e ameaçada de extinção, considerada símbolo da conservação da natureza no Brasil. A reserva é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A direção da Rebio dedicou cada dia da programação a um segmento da sociedade. Hoje, será a vez das crianças. Duzentos alunos de escolas públicas participarão de atividades no Centro de Vivência e na Trilha Interpretativa do Pilão. Amanhã, será o dia das comunidades, quando grupos da terceira idade de Casimiro de Abreu e Rio das Ostas serão recebidos no local. Na quinta, é o dia da ciência, com um ciclo de palestras para universitários e gestores da própria reserva.

Na sexta, dia dos gestores, serão assinados importantes documentos para o futuro da reserva, como a portaria do Ministério do Meio Ambiente que cria o Mosaico de Unidades de Conservação Mico-Leão-Dourado; a portaria do ICMBio de aprovação do Plano de Manejo da Reserva Biológica União; e o termo de recebimento, pelo ICMBio, de 113 hectares de terras, doadas pela Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), para incorporação à reserva. São esperadas as presenças do presidente substituto do Instituto Chico Mendes, João Paulo Capobianco; do diretor de Unidades de Conservação de Proteção Integral do ICMBio, Júlio Gonchorosky, e o presidente do Ibama-RJ, Rogério Rocco.

Ainda na ocasião, a direção da Reserva Biológica União, as prefeituras de Casimiro de Abreu e de Rio das Ostras e o Comitê de Bacia Lagos São João assinarão termo de parceria para a revegetação de áreas doadas à UC. Já a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, por meio da compensação ambiental estadual, destinará à reserva os recursos necessário para a execução do "Projeto de Adaptação da Trilha Interpretativa do Pilão aos Portadores de Necessidades Especiais", um projeto pioneiro na região que permitirá aos deficientes físicos o contato com a Mata Atlântica.
História - A Rebio União foi criada por Decreto Federal, em 22 de abril de 1998. A área onde hoje é a reserva denominava-se "Fazenda União" e pertencia à Rede Ferroviária Federal (RFFSA), cujo objetivo principal era produção e tratamento (imunização) de dormentes de eucaliptos para uso nas suas ferrovias. Isso explica a presença de cerca de 220 ha. de eucaliptos na área da Rebio.

Uma grande infra-estrutura foi construída pela RFFSA, ao longo dos anos, para dar suporte à atividade de plantios de eucaliptos, produção e preservação de dormentes. Toda essa infra-estrutura está sendo aproveitada e adaptada para a administração e manejo da reserva. Assim, a Rebio conta com sede administrativa, garagens, almoxarifado, alojamento de pesquisa, laboratórios, centro de vivência, sede da brigada de incêndios e várias residências, umas utilizadas para apoiar atividades de pesquisa e outras para servir como residências funcionais.

Vegetação - Com 2.548 hectares de área total, dos quais 85% cobertos por densa Mata Atlântica, a reserva guarda elementos primários da flora e apresenta as melhores condições ecológicas da região. A formação nativa da vegetação da Reserva Biológica União é caracterizada como Mata Atlântica de Baixada (36%) e Mata Atlântica de Encosta (47,1%), ambas em bom estado de conservação.

A floresta de eucaliptos encontrada no interior da Reserva corresponde a 8,6% de sua área. Essa floresta exótica foi introduzida antes da criação da Unidade de Conservação - UC e será substituída pela vegetação original: a Mata Atlântica. Estudos apontam a Reserva Biológica União como a maior riqueza e diversidade vegetal entre todos os remanescentes estudados na Mata Atlântica do Rio de Janeiro.

Fauna - A Reserva União conserva uma rica fauna típica de Mata Atlântica, incluindo algumas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Ela abriga a segunda maior população silvestres de mico-leão-dourado e é de fundamental importância para a conservação desta espécie de primata, endêmica da Mata Atlântica costeira do Estado do Rio de Janeiro e ameaçada de extinção.

Dentre os mamíferos de médio e grande porte destacam-se como ameaçadas de extinção as espécies preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), lontra (Lutra longicaudis), jaguatirica (Leopardus pardalis), onça parda (Puma concolor), dentre outras. Embora não ameaçados de extinção, mas igualmente importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, existem também na reserva capivara, paca, porco-do-mato, cotia, tatu, quati, gambá, cachorro-do-mato, macaco-prego, tamanduá-mirim, dentre outros.

A Reserva possui também uma avifauna expressiva, dependente principalmente do ambiente de Mata Atlântica de baixada e de encosta. A lista das aves registradas no local compreende 225 espécies. Destas, 18 são consideradas ameaçadas de extinção no Estado do Rio de Janeiro, sete constam igualmente como ameaçadas em nível nacional e internacional e 28 são endêmicas do bioma Mata Atlântica. Em função disso a Reserva Biológica União foi incluída no mapeamento de áreas-chave para a proteção de aves endêmicas, raras e ameaçadas de extinção. Destaca-se também uma grande variedade de espécies de peixes, anfíbios, répteis e insetos, que necessitam ainda de estudos para ser melhor conhecida.

Recursos hídricos - As águas na área da Reserva são drenadas através de três bacias de drenagem: Bacia do Rio Macaé, Bacia do Rio São João e Bacia do Rio das Ostras. O Rio Purgatório tem sua nascente na área da Reserva e deságua no Rio Macaé. A Reserva contribui ainda, para a formação do Rio Dourado e do Rio Iriry. O primeiro flui suas águas para o Rio São João e o segundo para o Rio das Ostras. As três bacias hidrográficas têm uma importância fundamental para o desenvolvimento social e econômico da região, servindo a milhares de pessoas.

Pesquisas científicas - As Reservas Biológicas têm como um dos principais objetivos de manejo o desenvolvimento de pesquisas científicas. A Rebio União, devido às suas excelentes condições naturais e alta biodiversidade, oferece grandes oportunidades para o desenvolvimento desta atividade, que é fundamental para o seu manejo e conservação, sendo também importante para a formação e capacitação de profissionais das ciências da natureza. As mais renomadas instituições de pesquisa do Brasil desenvolvem alguns de seus projetos na reserva, gerando conhecimento sobre a fauna, flora e meio abiótico.

Vale destacar que a primeira atividade científica realizada na área da Rebio, quando a área ainda pertencia a RFFSA e que motivou a criação da Unidade de Conservação, foi o Programa de Translocação de Micos-Leões-Dourados, pioneiro no Brasil, iniciado em dezembro de 1994 por pesquisadores da Associação Mico-Leão-Dourado (AMDL). Translocação é a movimentação de indivíduos da mesma espécie dentro de sua área de ocorrência natural.

De outubro de 1994 a setembro de 1997, foram translocados seis grupos de micos-leões-dourados para a então Fazenda União, totalizando 42 indivíduos. A população da Rebio União atualmente é formada por mais de 250 indivíduos distribuídos em cerca de 30 grupos, representando cerca de 20% de toda população silvestre. O uso da técnica de translocação contribuiu para o aumento da população e para o retorno do mico-leão-dourado para algumas regiões onde a espécie já estava extinta localmente (municípios de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu).

A técnica de translocação de micos-leões-dourados desenvolvida na reserva possibilitou o aumento da população silvestre em 20%, transformando-a na segunda maior população da espécie na natureza, sendo decisiva para reverter a ameaça de sua extinção.

Hoje a Reserva Biológica União possui 45 pesquisas em andamento, nas mais diversas áreas da conservação da natureza, envolvendo renomadas instituições científicas brasileiras, como também pesquisadores e estudantes, colaborando na formação e capacitação de novos profissionais.

Educação ambiental - Sensibilizar para a questão ambiental e promover atitudes de respeito e proteção aos recursos naturais da Unidade de Conservação e da região onde ela está inserida são os propósitos do Programa de Educação Ambiental da Reserva Biológica União. Para isso, são desenvolvidas em consonância com o meio ambiente e que ajudam a melhorar a qualidade de vida das populações vizinhas.

Nesse sentido, o Programa de Educação Ambiental está calcado no desenvolvimento de ações internas e externas à reserva. Nas comunidades rurais e nos pequenos núcleos urbanos do entorno da UC, são desenvolvidas atividades educativas, sistemáticas e contínuas, objetivando sensibilizá-las para a importância da conservação da biodiversidade da Mata Atlântica e do meio ambiente como um todo e para o desenvolvimento de atitudes de respeito e formação de consciência crítica em relação às questões ambientais.

Para proporcionar uma maior interação entre a Reserva União e as comunidades do entorno, foi desenvolvida dentro da Unidade de Conservação uma trilha interpretativa e construído um Centro de Vivência. Estas estruturas funcionam de forma integrada na recepção de grupos organizados com objetivos educacionais.

A trilha, resguardando a sua história, recebeu o nome de "Trilha Interpretativa do Pilão". Nela pode-se observar parte da riqueza da Mata Atlântica, a importância da floresta na conservação da água e interpretar elementos naturais e processos ecológicos de vital importância para o meio ambiente. Já o Centro de Vivência, situado estrategicamente no início da "Trilha do Pilão", é o local onde os grupos de visitantes recebem as boas vindas e as informações gerais sobre a Reserva.

Ainda no Centro de Vivência, são desenvolvidas outras atividades com caráter educativo. Além de ser utilizado pela Reserva, o centro também é disponibilizado a instituições parceiras, para realizações de reuniões, palestras, cursos e demais eventos ligados ao meio ambiente.

Para conhecer a "Trilha Interpretativa do Pilão", bem como utilizar o Centro de Vivência, é necessário realizar um agendamento prévio, com a equipe de Educação Ambiental da Reserva Biológica União.
Saiba, a seguir, tudo o que está programado para a comemoração dos dez anos da Rebio União:

DIA 13 (terça-feira) - Dia das Crianças
Recepção de 200 crianças das escolas públicas municipais de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras
Manhã
8:30 - Visita a Trilha Interpretativa do Pilão
10:15 - Lanche
10:30 - Apresentação teatral da Escola Municipal Padre José Dilson Dórea/ Rio das Ostras
11:00 - Apresentação teatral do CIEP José Bicudo Jardim / Casimiro de Abreu
11:30 - Saída dos alunos do Centro de Vivência
Tarde
13:30 - Visita a Trilha Interpretativa do Pilão
15:15 - Lanche
15:30 - Apresentação teatral da Escola Municipal Christiane S. S. Carvalho / Casimiro de Abreu
16:00 - Apresentação teatral da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula / Rio das Ostras
16:30 - Encerramento das atividades no Centro de Vivência

DIA 14 (quarta-feira) - Dia das Comunidades
Recepção de 100 pessoas de grupos organizados da 3ª idade de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras

8:00 - Boas vindas / Apresentação REBIO
8:30 - Visita a Trilha Interpretativa do Pilão
10:00 - Lanche
10:30 - Atividade de Integração dos grupos
12:00 - Almoço
13:00 - Atividades Recreativas
15:00 - Encerramento das atividades no Centro de Vivência

DIA 15/05 (quinta-feira) - Dia da Ciência
Ciclo de palestras ambientais, destinado ao Público Universitário e Técnico da região da Reserva Biológica União.
09:00 - "Administração e Manejo da REBIO União" - Whitson José da Costa Junior, Chefe da REBIO União / ICMBio
09:50 - "Manejo de Espécies Ameaçadas e Paisagens Fragmentadas" - Denise Marçal Rambaldi, Diretora Executiva da Associação Mico-Leão-Dourado - AMLD
10:40 - Intervalo
10:50 - "Água e Floresta: União para a Vida" - Déia Maria Ferreira, Depto Ecologia / UFRJ
11:40 - "A Vegetação da REBIO União: sua Diversidade Arbórea" - Marcelo Trindade Nascimento, Instituto de Biologia / Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF
12:30 - Almoço
14:00 - "A importância da Reserva Biológica União para a Conservação de Aves Silvestres" - Ivandy Nascimento de Castro Astor - PARNA Tijuca / ICMBio
14:50 - "A evolução do Direito Ambiental no Brasil" - Rogério Rocco, Superintendente do IBAMA-RJ.
16:00 - Encerramento com entrega de certificados.

Obs.: As vagas são limitadas a 100 pessoas e será cobrada uma taxa de R$15,00 para despesas com almoço e certificado.

DIA 16/05 (sexta-feira) - Dia dos Gestores
9:30
- Mostra de Artesanato de produtos da região da Reserva Biológica União
- Apresentações culturais de grupos compostos por Pessoas com Deficiência:
Grupo "Pagode Especial" de Casimiro de Abreu, e;
Núcleo de Dança "Portadores de Alegria" de Macaé.
11:00
- Assinatura de Termo de Parceria entre a Reserva Biológica União, a Prefeitura de Casimiro de Abreu, a Prefeitura de Rio das Ostras e o Comitê de Bacia Lagos São João, para revegetação de áreas doadas a UC.
- Assinatura de parceria para adaptação da "Trilha Interpretativa do Pilão" aos portadores de necessidades especiais.
- Assinatura da Portaria do Ministério do Meio Ambiente - MMA de criação do Mosaico de Unidades de Conservação Mico-Leão-Dourado.
- Assinatura da Portaria do ICMBio de aprovação do Plano de Manejo da Reserva Biológica União.
- Recebimento, pelo ICMBio, de 113 hectares de terras, que estarão sendo doadas pela Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), para incorporação à Reserva Biológica União.
12:30 - Encerramento
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC União
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.