Rebio União inaugura trilha para deficientes visuais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 06/06/2013
A Reserva Biológica (Rebio) União, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, no estado do Rio de Janeiro, inaugura, às 9h30, desta sexta-feira (7), trilha interpretativa com acesso para deficientes visuais. O projeto é inédito em unidades de conservação. A Rebio guarda remanescentes de Mata Atlântica e é habitat do mico-leão-dourado.

A inciativa é uma parceria do ICMBio com a Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA/RJ) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), que resultou no projeto "Reserva Biológica União: uma área natural protegida da Mata Atlântica, acessível às pessoas com deficiência".

Ao todo, foram investidos R$ 311,7 mil. Ao Funbio, parceiro da SEA/RJ na gestão dos recursos de compensação ambiental estaduais, coube a execução do projeto, que foi aprovado e recebeu financiamento integral após ser submetido à Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro. As obras tornaram acessíveis aos deficientes visuais as instalações do Centro de Vivências e a trilha interpretativa conhecida com Trilha do Pilão.

A solenidade de inauguração contará com a presença do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, do coordenador regional do ICMBio, Luis Felipe de Luca Souza, do chefe da Rebio, Whitson José da Costa Junior e dos prefeitos de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, além de servidores do ICMBio, gestores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ), pessoas com deficiência, ambientalistas, ONGs e demais autoridades locais.

Incentivo à visitação

Para divulgar o novo espaço, incentivar a visitação e desenvolver a interpretação ambiental da trilha aos diversos tipos de deficiência, será contratado serviço de consultoria por um ano. "Acreditamos que, após o primeiro ano, pelo importante caráter socioambiental do projeto, novos parceiros se juntarão à Rebio União para dar continuidade a essa iniciativa", disse o chefe da unidade.

Ao desenvolver o projeto, a equipe da Rebio União realizou estudos em várias fontes: legislação específica, bibliografias técnicas especializadas, além de instituições com trabalhos voltados as pessoas com necessidades especiais.

"Fizemos visitas ao Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, além de consultas a bibliografia específica realizada pela equipe de educadores ambientais da reserva biológica, para que fossem contempladas todas as variáveis de inclusão nesta trilha", disse o chefe da Rebio, Whitson Junior.

Estratégia educativa

A interpretação em áreas naturais, por meio de trilhas, é uma estratégia educativa que integra o ser humano com a natureza, motivando-o a contribuir para a conservação do meio ambiente. Além disso, representa uma oportunidade para se trabalhar a educação ambiental e garantir o acesso a todos os segmentos da população.

Um dos segmentos da população que mais sofrem com a exclusão de atividades de recreação e contemplação da natureza, principalmente em áreas naturais, é o de pessoas com deficiência.

Segundo dados do IBGE, 24% da população brasileira apresentava eem 2010 algum tipo de deficiência. Esss percentual equivale a aproximadamente 46 milhões de pessoas. Estima-se que nos municípios onde está inserida a Reserva Biológica União existam cerca de 90 mil pessoas com algum tipo de deficiência e que, por falta de condições adequadas de acessibilidade, estão sendo privadas de vivenciar experiências em ambientes naturais. Isso sem falar nos idosos, que, em boa parte, têm tambêm dificuldades de locomoção.

Copa e Olimpíadas

A possibilidade das pessoas com deficiência de caminhar por entre a exuberância da Mata Atlântica, através da trilha interpretativa da Reserva Biológica União, permitirá que uma importante e numerosa parcela da sociedade conheça e usufrua dos benefícios proporcionados por esse importante e ameaçado bioma.

Além disso, a Mata Atlântica bem conservada da Reserva Biológica União, uma das moradas do endêmico e ameaçado mico-leão-dourado, torna-se, com a trilha, uma importante alternativa de visitação do público com deficiência durante a Copa do Mundo, em 2014, no Brasil e os jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016, ambos na cidade do Rio de Janeiro.

"Visitar uma trilha vai para além do simples caminho que vai de um ponto a outro revelando belezas naturais. Possibilita a todos adquirir também os conhecimentos, o sentido dos valores, o interesse ativo e as atitudes necessárias para proteger e conservar o meio ambiente", frisa Witson.

A Rebio União

A Reserva Biológica União foi criada por decreto em 22 de abril de 1998. Está localizada na região das baixadas litorâneas do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente nos municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé.

Possui uma área de 2.548 hectares e é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica de Baixada do Estado do Rio de Janeiro, ainda existente em bom estado de conservação, habitat de uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia).



http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4040&Itemid=172
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC União
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.