Recicle suas Ideias chega ao terceiro ano nos Núcleos da FAS

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.org - 26/05/2014
Grande desafio do Brasil para os próximos anos, o tema resíduos sólidos tem ganhado soluções inovadoras em comunidades ribeirinhas vizinhas aos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Alunos de comunidades distantes tem separado e trazido diversas embalagens recicláveis descartadas para a escola, que dá a destinação correta em parceria com a TerraCycle do Brasil.

A separação do material é feita por brigadas: embalagens de xampu e sucos, por exemplo, são colocadas em categorias separadas, para serem enviadas dos municípios até a sede da TerraCycle, em São Paulo, com apoio do projeto Recicle suas Ideias. As embalagens rendem um recurso que é reinvestido na própria escola, além de brindes confeccionados com material reciclado.

Desde o início do projeto, em 2012, já foram enviados mais de 17.820 embalagens de salgados de milho, margarina, perfumes, loções, canetas, embalagens de suco em pó etc. Somente no NCS Abelha, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, foram coletados mais de 30 kg de embalagens reaproveitáveis em 2014. Além disso, outros 33kg de pilhas foram coletados e regressaram para Manaus, onde receberam destinação correta pelo projeto.

"O que coletamos nessas comunidades mostra muito o envolvimento dos alunos no projeto, que entenderam a importância de destinar corretamente o esses materiais em vez de enterrar ou até mesmo jogar no rio", explica a supervisora pedagógica da FAS, Venina Savedra.

Núcleos de Conservação e Sustentabilidade

Os Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) são espaços para a promoção de educação sustentável dentro das reservas atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF). As estruturas contam com salas de aula, alojamento para alunos e professores, laboratórios de informática e bibliotecas no meio da floresta.



http://fas-amazonas.org/2014/05/recicle-suas-ideias-chega-ao-terceiro-ano-nos-nucleos-da-fas/
Desenvolvimento Sustentável

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Juma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.