Recurso de Compensação Ambiental traz melhorias à Rebio do Espírito Santo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 06/01/2009
A Reserva Biológica de Comboios, no litoral norte do Espírito Santo, acaba de adquirir cinco veículos com recursos provenientes da compensação ambiental do Gasoduto Cacimbas-Vitória. A compra foi comemorada pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que atua na unidade, cuja área abrange cerca de 833 hectares e poderá ser melhor monitorada com o auxílio dos automóveis.

O chefe da Rebio, Juarez Tarcízio Scalfoni, explica que reserva está localizada em uma região produtora de petróleo que tem recebido grandes investimentos nos últimos anos. "O Gasoduto é de responsabilidade da Petrobrás e foi licenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que também assumiu o compromisso de gerenciar a verba da compensação", lembra.

Até o momento, foram destinados R$ 550 mil à Rebio de Comboios. "Trata-se da primeira compensação de vulto significante direcionada à unidade. O dinheiro foi depositado em uma conta específica em setembro de 2006, mas devido aos inúmeros entraves burocráticos e a morosidade do processo de compra, levamos mais de dois anos para adquirir os veículos", revela o chefe.

Segundo Scalfoni, em 2007 a UC recebeu alguns equipamentos, como rádios de comunicação e eletrodomésticos que também estavam previstos no plano de aplicação do recurso. "Do total da verba de compensação depositada, ainda temos cerca de R$ 380 mil para investir em benfeitorias na unidade. O dinheiro será aplicado na reforma do centro de visitantes, dos alojamentos e na compra de materiais de informática. Aguardamos a publicação do edital e acreditamos que até o final de 2009 as obras estarão concluídas", afirma.

A Reserva Biológica de Comboios protege 15 Km de praias semi-desertas e abriga a base mãe do Projeto Tamar no Espírito Santo. A unidade, reconhecida internacionalmente como área de extrema importância biológica, é o único ponto de concentração de desovas da Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) e o segundo maior da Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) no Brasil.

O centro de visitantes, administrado pelo ICMBio/Tamar, conta com tanques que abrigam exemplares vivos de quatro espécies de tartarugas, salas de exposição e vídeo, painéis auto-explicativos sobre esses animais e, entre dezembro e fevereiro, apóia a soltura assistida de filhotes na praia. O local recebe 25 mil visitantes por ano, incluindo turistas e alunos da rede pública e privada.

A Rebio de Comboios também guarda remanescentes de restinga do Brasil e preserva várias espécies de plantas e animais ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira, o tamanduá e o macaco-prego. "Com a aquisição dos equipamentos e as obras previstas, teremos condições de garantir o apoio aos trabalhos de pesquisa e implementar um melhor monitoramento da UC e seu entorno. Assim, garantimos a proteção dos recursos naturais e o cumprimento dos nossos objetivos", acrescenta Scalfoni.

A Compensação Ambiental é uma exigência legal para projetos potencialmente poluidores. O gasoduto Cacimbas-Vitória tem 130 Km de extensão e capacidade para transportar quatro milhões de m³ de gás natural por dia.

Ascom ICMBio
(61) 3316-1977
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Comboios
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.