Referência em bons exemplos

Agência de Notícias do Acre - www.agencia.ac.gov.br - 04/06/2009
Um grupo da Embaixada Alemã no Brasil e jornalistas de vários veículos de comunicação nacionais estão no Acre para conhecer os resultados positivos da Cooperação Alemã junto ao Governo do Estado. O Acre foi escolhido para a visitação por ser uma referência da Alemanha nos trabalhos que são desenvolvidos aqui e pelo desempenho do Ordenamento Territorial e suas políticas - Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), Zonas de Atendimento Prioritário (ZAP) e Zonas Especiais de Desenvolvimento.

O grupo conheceu a Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, o Polo Agroflorestal do Bujari, o Polo Moveleiro de Rio Branco e o Fogão Geraluz, desenvolvido pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac). Nesta quarta-feira, a comitiva de alemães e jornalistas visitou ainda o seringal Cachoeira, em Xapuri, com as áreas de manejo comunitário, e a fábrica de preservativos Natex. A fábrica de beneficiamento de castanha, em Brasileia, também entrou no roteiro.

O secretário de Meio Ambiente do Acre, Eufran Amaral, destacou a importância de consolidar e fortalecer a reserva e a comunidade. "Temos que pensar as áreas naturais protegidas como um mosaico, considerando o local e o seu entorno. Para consolidar um território como este, com mais de 700 hectares e 1,5 mil famílias, temos que pensar o local, que tem várias iniciativas socioeconômicas, o município e o Estado, dentro das diretrizes e potenciais apontados pelo ZEE. Cabe à secretaria articular esse desenvolvimento com as diferentes esferas e fornecer as bases de conhecimento para a comunidade", disse.

Eufran mencionou um ponto importante que vem sendo trabalhado pelo Governo do Estado com prioridade, que é o fortalecimento das comunidades. "Para que uma unidade como esta dê certo, é preciso que haja alternativas econômicas sustentáveis e o empoderamento das comunidades. A Reserva Cazumbá-Iracema faz parte de uma Zona de Atendimento Prioritário, e temos que ter aqui um olhar integrado entre o meio ambiente, saúde, educação e produção sustentável. Só assim conseguiremos fazer a mudança necessária diante dos avanços e desafios que ainda temos", comentou o secretário de Meio Ambiente.

O conselheiro da Embaixada da Alemanha, Michael Grewe, apontou o Acre como um exemplo para o Brasil em vários aspectos, principalmente em relação à política florestal. "O Governo do Acre fez vários avanços em relação à conservação das florestas e ao desenvolvimentos de conceitos ambientais. A criação de Unidades de Conservação e o ordenamento territorial são excelentes exemplos. A Cazumbá é uma reserva nova, mas vemos que ela está caminhando para a autossustentação, vivendo de seus próprios recursos."

Na Resex foram apresentadas algumas experiências, como a criação de animais silvestres em cativeiro, o trabalho de artesanato com a borracha e o viveiro de plantas medicinais, de uso comunitário, de onde os moradores retiram os remédios naturais para diversos males. O vice-prefeito de Sena Madureira, Jairo Cassiano, informou sobre a parceria que será feita com a comunidade. "A prefeitura está reformando o posto de saúde e vai utilizar os remédios naturais elaborados pelos moradores no atendimento do posto de saúde. É uma forma de valorizar a cultura, agregar valor ao trabalho que eles desenvolvem e manter as tradições das populações da floresta, com respeito aos saberes locais", disse Cassiano.

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Nilton Cosson, apresentou experiências positivas na área de produção, começando pelo Polo Agroflorestal do Bujari, uma área que antes era degradada e hoje é uma região com forte potencial produtivo. "O polo é um modelo de assentamento agrícola diferenciado. Além de ser uma referência, é também um ponto de encontro entre produtores para que eles entendam na prática um pouco da Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal, vendo que é possível trabalhar a produção mesmo em áreas antes degradadas."

Os resultados da Cooperação Alemã no Acre podem ser verificados na formulação e implementação de políticas públicas inovadoras destinadas a manter a floresta em pé e a valorizar o uso sustentável dos recursos. Um dos exemplos do apoio alemão é o Zoneamento Ecológico-Econômico, que foi elaborado desde sua primeira fase com recursos alemães.

Confira os locais visitados pela comitiva:

Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema - Criada em setembro de 2002, após uma longa batalha pela não-transformação da área em projeto de assentamento rural pelo Incra, a Cazumbá-Iracema ocupa uma área de 751 mil hectares e abriga mais de 300 famílias, que recebem recursos da Cooperação Alemã, por meio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), que viabilizou as discussões para a criação do Conselho Consultivo e do Plano de Manejo da Reserva. A Resex também recebe recursos do Programa Nacional da Sociobiodiversidade. Na reserva o grupo conheceu os resultados das políticas federal e estadual para o fortalecimento das áreas protegidas de uso sustentável, além da política de fortalecimento de cadeias de valor para produtos da sociobiodiversidade. Os visitantes conheceram as cadeias produtivas do artesanato, ervas medicinais, castanha e potencial turístico.

Biblioteca da Floresta - Especializada em temas e autores da Amazônia e do Acre, a biblioteca tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável, colocando à disposição do público informações e experiências do governo e dos movimentos sociais. Um dos objetivos da biblioteca é promover o diálogo entre os saberes dos povos da floresta e o saber científico.

Polo Moveleiro - Foi criado pelo Governo do Estado para incentivar o uso sustentável dos recursos naturais e fortalecer o setor moveleiro. Os visitantes conheceram a política de agregação de valor à movelaria e as iniciativas de agregação de valor ao produto madeireiro.

Cooperacre - a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Ace (Cooperacre) trabalha com o beneficiamento e comercialização de castanha, borracha, copaíba e outros produtos florestais não-madeireiros. Hoje ela atua em onze municípios e beneficia mais de duas mil famíulias de seringueiros.

Seringal Cachoeira - Reconhecido como um dos lugares em que atuou o líder seringueiro Chico Mendes, o Cachoeira é também uma das principais áreas de manejo florestal comunitário e foi a primeira a receber o Selo Verde da Forest Stewardship Council (FSC).

Veja algumas ações da Cooperação Alemã

· Parcerias Público-Privadas para a Floresta em Pé

Reconhecendo que o desenvolvimento sustentável não é possível sem a colaboração das empresas privadas, a Cooperação Alemã, por meio das Parcerias Público-Privadas (PPP), vem apoiando o fortalecimento das cadeias de valor de produtos extrativistas, articulando diferentes elos e atores envolvidos. Para garantir a qualidade da produção, a Cooperação oferece serviços e assessoria em "Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)", desenvolvimento de capacidades e gestão de negócios.

· Redes ATER

Os serviços de ATER prestados pelo Estado ainda são insuficientes para atender a totalidade de famílias existentes. Por este motivo, a Cooperação Alemã está apoiando a criação de uma rede estadual de assistência técnica e extensão rural que irá garantir uma maior oferta dos serviços e contribuirá com os processos de regularização do passivo ambiental (área da propriedade rural que foi desmatada) e de certificação socioambiental da unidade produtiva. Essa ampliação dos serviços para outras instituições também contribui para o intercâmbio de experiências e para a aprendizagem de metodologias de intervenções junto aos produtores rurais no Estado.

· Todos Juntos para a Floresta Tropical do Acre

A Cooperação Brasil-Alemanha entende a proteção da floresta como uma tarefa global. Por isso, as soluções encontradas não podem ser nem unilaterais nem podem excluir nenhum dos atores envolvidos. Os instrumentos e ações da cooperação vêm respondendo a essa demanda. Incluem a sociedade local, as empresas privadas e os níveis políticos. Um esforço conjunto para a Floresta Tropical do Acre.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.