Região Carstica de Lagoa Santa terá programa de educação ambiental

IEF - www.ief.mg.gov.br - 27/04/2010
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) lançaram, na tarde desta terça-feira (27), no Espaço Infraero do Aeroporto Tancredo Neves, a cartilha Região Cárstica de Lagoa Santa e o programa de Educação Ambiental Um Novo Olhar para a Apa Carste de Lagoa Santa. A parceria tem como objetivo a preservação e conservação das riquezas e particularidades arqueológicas da região que abriga um dos mais importantes sítios da Antropologia mundial. O trabalho será desenvolvido junto aos colaboradores da Infraero, escolas e comunidades do entorno.

Participaram da solenidade o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável José Carlos Carvalho, o Prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, o Superintendente Regional Sudeste da Infraero Mário Jorge Fernandes de Oliveira, entre outras autoridades.

Carvalho destacou as medidas que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo de Minas voltadas para o desenvolvimento do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre elas a inauguração do Parque Estadual do Sumidouro e a criação da Rota Lund. Ele ressaltou a importância da criação da Cartilha como ferramenta usada na mudança de comportamento dos cidadãos. "Esse é instrumento pedagógico para transformar o pensamento das pessoas em relação à relevância desse patrimônio, que é a região Cárstica", disse.

Ao desenvolver a cartilha Região Cárstica de Lagoa Santa: Potencialidades, Impactos Ambientais e Principais Desafios, a Diretoria de Educação e Extensão Ambiental da Semad tinha como objetivo principal criar um material que servisse de referência aos habitantes da região, aos turistas e à população em geral no que diz respeito à riqueza e às particularidades geológicas da região, local onde foram encontrados os primeiros fósseis humanos e pré-históricos do continente americano, com idade estimada de 12 mil anos. Outra meta da diretoria era informar e sensibilizar a população do entorno e os visitantes e mostrar que todo o cenário do Carste resulta de diversos processos físicos e químicos ocorridos ao longo de períodos que atingem milhares de anos e a atividade humana desordenada compromete de forma irreversível esse patrimônio natural.

Paralelo a isso, a Infraero, por meio do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, criou o Programa de Educação Ambiental Um Novo Olhar para a Apa Carste de Lagoa Santa visando orientar as ações socioambientais relacionadas à conservação dos recursos naturais do Sítio Aeroportuário e seu entorno com a qualidade de vida das pessoas. O trabalho tem como foco a Área de Proteção Ambiental (Apa) Carste Lagoa Santa, área prioritária para conservação devido à sua elevada diversidade e importância geológica, histórica e biológica

Com a parceria, o material desenvolvido pela Semad será usado pela Infraero durante o trabalho de sensibilização da comunidade e dos estudantes das instituições de ensino dos municípios nos quais a Apa está inserida.

Para a diretora de Extensão e Educação Ambiental, Ana Luíza Dolabela de Amorin Mazzini, o material aponta para a importância da fauna, da flora, das lagoas formadas e dos recursos subterrâneos da Região Cárstica. "Se medidas não forem tomadas, perderemos essas riquezas. Por isso, essa parceria é muito importante. Com ela, além de conseguirmos levar essas informações para as escolas dos municípios da região, ainda teremos a oportunidade de divulgar esses dados para os passageiros do aeroporto", explicou.

http://www.ief.mg.gov.br/noticias/1/1086-regiao-carstica-de-lagoa-santa-tera-programa-de-educacao-ambiental
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carste de Lagoa Santa
  • UC Sumidouro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.