Região teve 6 encalhes de baleia este ano, diz Gremar

Jornal A Tribuna - http://www.atribuna.com.br/ - 26/07/2016
Caso mais recente foi no domingo, em Santos, quando filhote foi encontrado morto


A Baixada Santista já contabiliza de maio até agora o encalhe de seis baleias, sendo que todas morreram. Cinco delas em municípios da região e uma na Estação Ecológica da Jureia, no Litoral Sul. De acordo com informações do Instituto Gremar, esse é o maior número registrado na região desde 2010.

O caso mais recente aconteceu no domingo (24), quando um filhote da espécie franca foi encontrado morto na Ponta da Praia, em Santos. A causa da morte do mamífero, que ainda trazia o cordão umbilical, segundo o Gremar, foi asfixia. O último encalhe desta espécie na Baixada Santista ocorreu há 9 anos. Foi em Itanhaém e a baleia franca também era filhote.

Este ano, também encalharam na Baixada Santista outras cinco baleias. Três delas da espécie jubarte e duas, em razão do avançado estado de decomposição, não tiveram sua espécie identificada. Os encalhes, conforme noticiado por A Tribuna, ocorreram em Santos, Guarujá, Peruíbe e Mongaguá.

Além destes animais, foram encontrados mortos um boto cinza, um golfinho pintado e outros 13 da espécie toninha, considerada a mais comum no Litoral Paulista.

De acordo com a veterinária e coordenadora do Gremar, Andréa Maranho, o golfinho morre por interação negativa com a pesca. "Os índices são maiores quando acaba o defeso do camarão. Muitos encalhes ocorrem, principalmente na região de Bertioga". O Gremar integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida dentro do licenciamento ambiental federal do Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Entre as hipóteses já levantadas e ainda em estudo para as sucessivas mortes das baleias está a influência do El Niño na diminuição da oferta de alimentos na Antártica.



http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/encalhes-de-baleia-na-baixada-santista-e-o-maior-desde-2010-diz-gremar/?cHash=1c6f977cf3ac945c9dad5892fe70be35
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Juréia-Itatins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.