Registro de onça-pintada em cercanias de Parque Nacional no PR anima pesquisadores

www.ambientebrasil.com.br - 07/11/2006

No dia 08 passado, o pesquisador Marcelo Mazzolli, do Projeto Puma, registrou a presença de uma onça-pintada (Panthera onca) nas imediações do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, na localidade do Parati, região da Baía de Guaratuba (PR). A presença deste animal foi verificada pelo registro de pegadas, conforme demonstra a foto no site do projeto.

O Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange é uma unidade de conservação (UC) federal com cerca de 24.500 hectares e está localizado na porção sul do litoral do Paraná, abrigando a região montanhosa denominada de Serra da Prata, estando conectado com a Baía de Guaratuba, com áreas alagadiças como a Lagoa do Parado, e com a planície litorânea.


A presença da onça-pintada, maior felino sul americano, demonstra a importância do Parque Nacional e de sua conectividade com outras áreas para a conservação da biodiversidade, indicando que grandes extensões de áreas encontram-se bem conservadas na região do parque, e que a fauna que compõe sua cadeia alimentar também está presente.


A onça pintada da Mata Atlântica costeira está em franco processo de desaparecimento, como mostra os últimos registros da espécie nas décadas de 60, 70, 80, e 90 no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em razão disto, o Projeto Puma está desenvolvendo o Projeto do ‘Corredor do Tigre’ que visa mobilizar instituições e a comunidade para a necessidade de conservação da espécie e de seu habitat.


A metodologia do projeto envolve desde os registros da espécie, a formação de uma rede de informações sobre o tema, valorização da floresta (através do uso da semente do palmito para suco de açaí), e o ressarcimento de perdas de rebanhos por ataques de onça.


A princípio o projeto estará envolvendo as UCs e reservas legais na Serra do Mar catarinense e paranaense, procurando formar um corredor onde a espécie possa transitar livremente, e nas quais os gestores sejam capacitados tecnicamente para identificar os vestígios da espécie.

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saint-Hilaire/Lange
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.