Resende abre mais uma turma de Monitores de Ecoturismo

Folha Vale do Cafe - http://www.folhavaledocafe.com.br - 12/08/2014
A AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) em parceria com a Secretaria de Turismo e Eventos abre mais uma turma para o curso de Monitor de Ecoturismo. Vinte e cinco alunos foram selecionados para receber treinamento para atuar na orientação do turismo responsável em unidades de conservação (RPPN) localizadas no município.

A aula inaugural será nesta quarta-feira, 13 de agosto, às 14 horas, no Salão da Igreja São Lourenço, no Lote 10, em Visconde de Mauá. O curso terá duração de quatro meses, com carga horária de 120 horas de aulas práticas e teóricas sobre noções básicas de Montanhismo, História e Geografia Regional, Orientação e Navegação, Legislação Ambiental, Turismo e Primeiros Socorros.

O Monitor de Ecoturismo é um projeto ambiental e socioeducativo que atua na conservação do patrimônio natural de Resende, contando com o apoio de excursionistas, guias, visitantes e comunidades locais.

O projeto tem ainda a parceria do Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, do ICMBIO, da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, do Parque Nacional do Itatiaia, do Parque Estadual da Pedra Selada e da Mauatur (Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá).

Segundo a coordenadora do projeto, Adriana Santos, "além de orientar os turistas que visitam a região, os monitores realizam levantamento e diagnóstico dos atrativos naturais e fazem o mapeamento e monitoramento do uso das trilhas, no intuito de minimizar os impactos ambientais causados pela visitação pública".

Em 2013, o projeto formou uma turma de monitores para atuar na Área de Proteção Ambiental da Serrinha e, neste ano, a nova turma vai atuar no Parque Estadual da Pedra Selada, na APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira e em Visconde de Mauá.



http://www.folhavaledocafe.com.br/regi-o/resende-abre-mais-uma-turma-de-monitores-de-ecoturismo-1.1487606#.U_TizHLtMxA
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Mantiqueira
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.