Reserva ambiental do Mirador era usada como pasto para gado

www.jornalpequeno.com.br - 03/02/2005
Numa megaoperação, que envolveu técnicos e agentes ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e guardas-parque da Coopermira, foram retiradas cerca de 9 mil cabeças de gado do Parque Estadual do Mirador.

A operação faz parte de uma série de ações que vêm sendo realizadas sob o comando do órgão ambiental. As missões realizadas nas últimas semanas tiveram como objetivo a retirada do rebanho bovino colocado ilegalmente por criadores residentes em municípios do entorno da unidade de conservação. Com isso, elas interromperam um processo de impacto ambiental que se mantinha há décadas, desde a criação do parque, em 1980, fato que só têm sido possível devido à importância dada pelo Governo do Estado à defesa e preservação do meio ambiente, destaca o titular da Sema, Othelino Nova Alves Neto.

De acordo com o chefe do Departamento de Preservação e Conservação Ambiental da Sema, Inácio Amorim Ribeiro, a retirada do gado do Parque do Mirador foi resultado de um processo que começou com a notificação dos criadores, que insistiam em invadir a unidade de conservação com o seu rebanho para o pastoreio.

Numa dessas operações de fiscalização foram notificados 20 criadores que mantinham gado dentro do Parque, sendo estabelecido um prazo para que eles retirassem os animais. Todos foram informados de que estavam infringindo a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), a qual, no seu artigo 40, reza que causar dano direto ou indireto às unidades de conservação incide em pena de reclusão de um a cinco anos. Como alguns criadores insistiram em desrespeitar o comunicado, foi realizada então a megaoperação, explica.

Ações - Com uma área de 437.845 hectares, o Parque Estadual do Mirador tem recebido, nos últimos três anos, atenção redobrada pela sua importância ambiental indiscutível, já que lá estão as nascentes dos rios Alpercatas e Itapecuru, este responsável pelo abastecimento de água de mais de 50 municípios maranhenses, inclusive da capital, São Luís.

Nesse período, entre outras ações, foi aumentado o contingente de guardas-parque, construído mais um posto de fiscalização e recuperados outros dois que estavam depredados e edificada uma cerca de 24km para demarcar os limites do parque e proteger a região das nascentes.

Para implementar a fiscalização foi adquirido, por meio de compensação ambiental com a Agro Serra, uma picape, que tem servido de reforço para as constantes operações de fiscalização. Além disso, a equipe de educação e extensão ambiental da Sema tem realizado diversas oficinas de sensibilização com as comunidades que vivem na área de abrangência do Mirador.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mirador
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.