Reserva Biológica abre inscrições para Programa de Voluntariado

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/11/2014
A Reserva Biológica (Rebio) de Comboios (ES) reabriu, nesta quinta-feira (13), as inscrições para o Programa de Voluntariado. O objetivo é monitorar as atividades de turistas ou visitantes nos três acessos à praia que passam pela Unidade de Conservação (UC). Os novos voluntários também ajudarão a traçar o perfil dessas pessoas e informá-las sobre as restrições de uso da área.

"O objetivo do Programa de Voluntariado é formar um diagnóstico mais preciso sobre os usuários da Reserva Biológica de Comboios, ao mesmo tempo em que repassamos informações importantes sobre as normas de uso. Começou bem. Pretendemos ampliar e continuar essas ações, que estão previstas no nosso Plano de Manejo", informou Antônio de Pádua, chefe da UC.

Inicialmente, serão oferecidas seis vagas de trabalho voluntário em cada período. A carga horária será de 16 a 20 horas semanais, dependendo da escala. Estudantes universitários com experiência em pesquisas têm prioridade nas vagas. Entre as atividades dos voluntários, que vão trabalhar em local aberto e podem fazer caminhadas diárias de 2 a 4 quilômetros, estão as rondas diárias para preenchimento de formulários, a coleta de coordenadas geográficas e imagens e o processamento de todas essas informações.

Além de terem experiência com pesquisas científicas, os interessados também devem ter conhecimentos em informática, saber usar aparelhos GPS e manter boa comunicação com o público. Aos selecionados, será oferecido alojamento, ajuda de alimentação, transporte e certificados. "Transporte dentro do estado pode ser estudado, mas apenas no início e no fim do período", destacou a analista ambiental da Rebio, Cristiane Redling Moreno.

Os interessados devem enviar nome completo, contato atualizado, período de treinamento, trabalho que tem interesse e currículo para rbc.voluntarios@gmail.com, seguindo o calendário abaixo:

- Treinamento 3 - 01 e 02 de dezembro de 2014 - período de trabalho voluntário: 02 a 19 de dezembro;
- Treinamento 4 - 17 e 18 de dezembro de 2014 - período de trabalho voluntário: 19 de dezembro a 19 de janeiro;
- Treinamento 5 - 14 e 15 de janeiro de 2015 - período de trabalho voluntário: 16 de janeiro a 11 de fevereiro.

Descrição das atividades

- Ronda diária para preenchimento dos formulários;
- Coleta de coordenadas geográficas;
- Coleta de imagens;
- Processamento dos dados coletados e encaminhamento diário para o supervisor do programa;
- Informar ocorrências à equipe da UC;
- Prestar informação aos usuários.

Sobre a Rebio de Comboios

A Rebio de Comboios foi criada em 1984 para proteger, principalmente, o bioma Marinho Costeiro. Apesar de ser pequena, possui apenas 784,6 hectares, é uma UC rica em biodiversidade porque tem conexão com uma grande área conservada de Mata Atlântica e Restinga.

A região também abriga um tipo de orquídea que não ocorre em nenhum outro lugar do mundo. A planta costuma brotar no fim de fevereiro, com as primeiras chuvas do ano.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/5096-reserva-biologica-abre-inscricoes-para-programa-de-voluntariado.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Comboios
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.