Reserva Biológica de Jaru é destaque do Brasil em premiação pelo tesouro americano

Nahoraonline - http://nahoraonline.com.br - 06/06/2012
Nessa terça-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Reserva Biológica do Jaru foi tema de pronunciamento do deputado federal Padre Ton (PT-RO), que destacou o fato da unidade de conservação ser uma das duas unidades de conservação mantidas pelo Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) destacadas em premiação pelo tesouro americano que acontece no dia 7, quinta-feira, em Washington.


"Rondônia recebe essa homenagem de modo muito especial, pois temos uma das reservas mais bem conservadas do País, que contribui para o Arpa hoje seja reconhecido pelos Estados Unidos", disse o Padre Ton em plenário.

O Arpa é um programa gerido pelo Ministério do Meio Ambiente responsável pelo apoio a 95 unidades de conservação, que protegem 52 milhões de hectares da Amazônia. Outras 17 estão em fase de criação, totalizando 58 milhões de hectares protegidos no bioma. Até 2015, o programa vai superar a meta de 60 milhões de hectares em unidades de conservação.

Localizada em Ji-Paraná, Vale do Anari e Machadinho, a Rebio Jaru tem 353 mil hectares de florestas nativas e bela natureza. Administrada pelo Instituto Chico Mendes, a Rebio é um verdadeiro laboratório de estudos para cientistas e universitários do estado.

"Nossos professores e estudantes da Universidade Federal de Rondônia, por exemplo, estão neste momento desenvolvendo pesquisa que vai levantar um diagnóstico completo sobre os ambientes aquáticos e terrestres da Rebio", destacou Padre Ton.

Esse estudo vai revelar o conjunto de espécies de peixes que vivem na reserva. A qualidade da água, com o uso de sondas computadorizadas, de alta tecnologia, será analisada. O trabalho está no sexto mês e vai durar dois anos, com os primeiros resultados divulgados ainda neste ano.

A Rebio Jaru, em razão de um trabalho constante desenvolvido desde 2003, ficou livre de invasores e hoje a comunidade do entorno e entidades da sociedade civil, como a Colônia de Pescadores Z9, é parte integrante do Conselho Consultivo.

Câmara de Vereadores

Em Ji-Paraná, a vereadora Márcia Regina (PT) também se manifestou, destacando o fato de que a preservação de unidades como a Rebio Jaru é necessária para a reprodução da fauna, para o equilíbrio do clima, para a preservação dos rios e córregos que contribuem com as bacias hidrográficas brasileiras.



http://nahoraonline.com.br/lendo.asp?id=9285
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.