Reserva Biológica do Gurupi reforça ações de fiscalização

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 01/12/2015
Só em novembro 5 foram presos, acusados de extração ilegal de madeira

Brasília (01/12/2016) - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio de parceiros dos governos estadual e federal, vem reforçando as ações de fiscalização na Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, no Maranhão. A unidade de conservação, que abriga área de Floresta Amazônica, é alvo de vários tipos de crimes ambientais, em especial grilagem de terras e extração ilegal de madeira.

No final de agosto, um dos conselheiros da reserva foi morto a tiros em Bom Jardim (MA). Raimundo Santos Rodrigues estava acompanhado da esposa, Maria da Conceição, quando foi alvejado por pistoleiros que teriam agido a mando de latifundiários que tentam ocupar ilegalmente áreas da unidade de conservação.

Nas ações realizadas em novembro, foram aplicados 13 autos de infração, totalizando R$ 59 mil em multas. Cinco pessoas foram presas, acusadas de extração ilegal de madeira, três moto-serras e duas espingardas foram apreendidas e um caminhão carregado de madeira, usado pelos infratores, incinerado.

Estrada desobstruída

Utilizando um trator equipado com lâmina, apreendido com madeireiros em operação anterior, e dois operadores de moto-serra, agentes de fiscalização do ICMBio e PMs do Maranhão desobstruíram 20 quilômetros de estradas vicinais, bloqueadas por meio da derrubada deliberada de árvores, justamente para impedir o acesso das equipes do ICMBio aos locais de extração ilegal de madeira.

Foram três dias de trabalhos em função da grande quantidade de árvores derrubadas. No dia 25 de novembro, os agentes conseguiram desobstruir o último trecho. Um olheiro dos infratores, avistado pelos agentes, foi perseguido pelos policiais mas conseguiu escapar.

Caminhão carregado de toras

No dia 26, os agentes descobriram o local de extração, que se situa na divisa da reserva biológica com a Terra Indígena Caru. No local, havia um caminhão carregado com 13 toras de maçaranduba. Três suspeitos foram presos e autuados por transporte de madeira sem licença e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Imperatriz (MA), onde foi lavrado auto de prisão em flagrante. O caminhão foi incinerado, juntamente com a madeira.

A Funai e o Ibama foram comunicados sobre a extração de madeira que está ocorrendo na Terra Indígena Caru e é escoada por dentro da Rebio Gurupi para o município de Buriticupu (MA).

Armadilha para caça

Antes, no dia 17 de novembro, os agentes identificaram uma área de roça e abordaram um homem que estava de posse de uma espingarda, armadilha para caça de tatu, maconha prensada in natura, um pacote de sementes e sacos de adubo.

Os agentes desconfiaram que a intenção do homem era fazer plantio de maconha na Rebio, aproveitando o início do período chuvoso. Policiais apreenderam o suspeito e o encaminharam à Delegacia de Polícia Federal de Imperatriz (MA). O caso está sendo investigado.

Na mesma ação, foram localizados três barracos identificados como ponto de apoio para caça, extração de madeira e agricultura irregular. No local, não havia ninguém. Os barracos foram destruídos pelos agentes.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Gurupi
  • TI Caru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.