Reserva Biológica do Tinguá promove encontro de educação ambiental

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 29/11/2011
Educadores ambientais do entorno da Reserva Biológica (Rebio) do Tinguá, unidade de conservação federal sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no Rio de Janeiro, participaram do seu primeiro encontro, realizado na Faculdade de Medicina de Petrópolis e sinalizaram 13 pontos que subsidiarão a construção do Programa de Educação Ambiental da unidade.

O evento foi organizado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho da Unidade que tem sua capacitação agendada para dezembro, onde será elaborado o Plano de Ação para 2012. Estiveram presentes 56 pessoas, representando 23 instituições de 5 municípios do entorno, cada instituição pôde apresentar as ações realizadas e trocar experiências entre si, em um processo democrático e participativo.

"Este primeiro encontro recebeu o título de Diálogos com o Entorno, porque sinaliza o início de uma articulação entre as instituições que praticam a educação ambiental no entorno, trazendo para a Rebio a responsabilidade de interagir com todos estes movimentos e ser um importante elo entre eles, temos responsabilidades históricas com estes territórios", afirmou Flávio Silva, chefe da unidade.

Após cada apresentação os participantes interagiam com os apresentadores, formulando perguntas ou tecendo comentários sobre os trabalhos apresentados. Participaram do evento as prefeituras de Nova Iguaçu, Petrópolis, Miguel Pereira, Paracambi, Duque de Caxias e o Estado do Rio, representado pela Secretaria do Estado de Ambiente (SEA-INEA), Unidades Escolares, ONGs e Instituições do Conselho Consultivo da Rebio, todos inseridos na Zona de Amortecimento da Rebio.

As ações sinalizadas foram: Neutralização de Carbono; Coleta Seletiva; Horta Escola; Viveiro Educador; Jornal Escolar; TV Escola; Brinquedoteca; Inventários Educativos; Caminhadas e Palestras; Teatro Ambiental; Trilhas Interpretativas; Mapeamento das Nascentes e Produção de Cartilha de Educomunicação.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2373-reserva-biologica-do-tingua-promove-encontro-de-educacao-ambiental
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.