Reserva biológica no interior do Rio é a primeira unidade de conservação mapeada pelo novo sistema geodésico

AGBio - 22/02/2008
A Reserva Biológica (Rebio) União, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), será a primeira unidade de conservação do País com cartografia mapeada pelo novo sistema geodésico brasileiro, adotado pela maioria dos países desenvolvidos. Isso será possível graças a uma parceria do Instituto com o Ibama e o IBGE, que mantém o Projeto de Infra-estrutura Geoespacial Nacional. A unidade foi escolhida, juntamente com uma área urbana e uma área indígena, como locais para a execução desse projeto piloto. Como primeiro passo, a Coordenação de Geodésica do IBGE instalou uma estação geodésica (SAT/GPS) no interior da reserva.

A Rebio União é uma unidade de conservação de proteção integral, criada com o objetivo de assegurar a proteção e a recuperação de remanescentes da Mata Atlântica e formações associadas, e da fauna típica que delas depende, em especial o mico leão dourado (Leontophitecus rosalia). Sua área é de 2.548 hectares e localiza-se na região da baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Rio das Ostras (53%), Casimiro de Abreu (46%) e Macaé (1%).

O sistema geodésico brasileiro visa, entre outras coisas, a fornecer apoio uniforme aos trabalhos de mapeamento executados no território nacional. Daí a necessidade de que todas as estações das redes altimétrica, planimétrica e gravimétrica sejam materializadas no solo. Isso é feito por meio de chapas cravadas, marcos ou pilares, de forma a garantir estabilidade e durabilidade.

No caso da Rebio União, um pilar de concreto permite que a antena de um GPS geodésico seja acoplada, servindo de apoio a qualquer levantamento topográfico. Essas coordenadas estão disponíveis no site do IBGE e fazem parte de uma rede nacional.

O Sistema de Posicionamento Geográfico (GPS) destina-se a basicamente oferecer ao usuário sua posição geográfica expressa em coordenadas geográficas. O sistema consiste de uma rede de satélites dispostos em órbitas diversas, de modo que em qualquer ponto do planeta, sempre existem satélites (três ou mais) em movimento cobrindo a área em que se encontra o usuário. A outra ponta do sistema é o receptor de sinais GPS que o usuário deverá portar. Este receptor vai receber o sinal dos satélites "visíveis" e vai calcular a sua posição.

Outro componente relevante para a gestão da reserva é o trabalho de interpretação visual do ortofotomosaico - conjunto de fotos aéreas, complementares e dispostas lado a lado em mosaico, formando uma grande foto de uma região. Este trabalho irá subsidiar um novo estudo para detalhamento da vegetação, sua classificação digital supervisionada, e, posteriormente, os trabalhos de coleta de florística.

Todas essas atividades são importantes para o mapeamento da vegetação e do respectivo tema no Sistema de Informações Geográficas (SIG) a ser composto - sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

A proposta de inserção da composição cartográfica e geodésica (forma e dimensões do terreno ou parte de sua superfície) na educação ambiental - já oferecida na Rebio União para estudantes, professores e gestores da região - terá um poder disseminador e será, possivelmente, fomentadora de uma maior consciência geodésica e cartográfica dos atuais e futuros usuários de informações geoespaciais.

Esse projeto constituirá um modelo para disseminação dos impactos da mudança do referencial geodésico, em nível federal, estadual e municipal, com relação ao gerenciamento das unidades de conservação no País, a partir da disseminação do novo sistema geodésico de referência adotado oficialmente no Brasil desde fevereiro de 2005 - o SIRGS2000.

O projeto ganhou mais dinamismo em junho de 2007, a partir da aquisição do vôo aerofotogramétrico, em que foram tiradas fotos de uma região, a uma mesma altitude, para que se tivesse a mesma escala de parte do Rio de Janeiro. Isso permitiu a elaboração do ortofotomosaico no recorte do mapeamento sistemático nacional, na escala de 1:25.000 no novo referencial geocêntrico do Brasil.

Esse ortofotomosaico, bem como o processo de coleta de nomes geográficos, irá subsidiar a confecção de uma folha de carta topográfica atualizada, que irá subsidiar o sistema a ser implementado na Rebio União por meio do Projeto de Infra-estrutura Geoespacial Nacional.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC União
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.