Reserva Biológica Uatumã capacita Agentes Ambientais Voluntários

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 16/07/2008
A Reserva Biológica Uatumã, localizada no Amazonas, em parceria com o Núcleo do Programa Agentes Ambientais Voluntários do Ibama em Manaus, promove na próxima semana o curso de Formação de Agentes Ambientais Voluntários para 50 moradores do entorno da unidade. O curso, que começa nesta segunda-feira (14), foi demandado pela própria comunidade, em especial por pescadores profissionais e operadores de turismo que se utilizam do Lago de Balbina - principal fonte de renda e de alimento da população local e maior fornecedor de tucunaré para o mercado de Manaus.

As atividades de pesca no lago, no entanto, estão em regime especial de controle, em virtude do quadro de sobrepesca em que se encontra o pescado há alguns anos e que provocou a diminuição gradativa da produção pesqueira com reflexos diretos na economia local.

Para reverter tal quadro, o Instituto Chico Mendes publicou portaria (45/2007) que estabelece acordo de pesca para o Lago de Balbina, suspende a partir do dia 1o de agosto a pesca comercial do tucunaré por quatro meses e limita, durante o ano todo, a pesca amadora a 10 quilogramas de peixe por embarcação, além de proibir o uso de qualquer tipo de malhadeira na área. Tais medidas visam a promover a recuperação do estoque pesqueiro. A portaria é fruto de três anos de oficinas e debates entre a comunidade e a gestão da reserva.

A portaria estabelece ainda a co-responsabilidade dos atores envolvidos no bom cumprimento do acordo de pesca, inclusive nas ações de monitoramento e fiscalização. Para atender esse pressuposto, a Reserva Biológica Uatumã lutou para viabilizar a capacitação da Colônia de Pescadores e da Cooperativa de pescadores de Presidente Figueiredo antes do início da suspensão da pesca do tucunaré. Este ano será o primeiro de fechamento pleno do Lago.

Capacitar os usuários do Lago de Balbina é fundamental para o monitoramento das atividades pesqueiras de um dos maiores reservatórios artificiais do Brasil, com 300 mil hectares. de lâmina d’água. A Manaus Energia S/A e o Programa Waimiri Atroari colaboram ativamente na realização do curso.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Uatumã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.