Reserva Biológica União é a primeira UC a ter Plano de Manejo aprovado pelo ICMBio

ICMBio - 27/05/2008
O presidente interino do Instituto Chico Mendes, João Paulo Capobianco, assinou no último dia 21, a primeira portaria aprovando um plano de manejo de unidade de conservação, desde que a autarquia foi criada, em agosto de 2007. A contemplada foi a Reserva Biológica União, no Rio de Janeiro. Outro plano de manejo, o da Reserva Extrativista Cazumbá Iracema, no Acre, havia sido aprovado em fevereiro pelo Conselho Deliberativo da unidade.

Para o coordenador dos biomas Mata Atlântica e Pampa, Bernardo Brito, o plano é uma conquista da equipe da reserva, em especial do chefe da unidade, o analista ambiental Whitson José da Costa Júnior, e do analista Carlos Lamartine Torres Mello, que não mediram esforços para a sua elaboração e conclusão. "Esse foi um processo que garantiu a contribuição de diversos atores, entre comunidades do entorno, universidades, ONGs e poder público federal e estadual", afirma Brito.

O trabalho seguiu as orientações constantes do "Roteiro Metodológico de Planejamento para Parques Nacionais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas" elaborado pelo Ibama, o que garantiu o caráter participativo no processo, que levou três anos e oito meses para ser concluído. A supervisão foi feita pelas analistas ambientais do bioma Mata Atlântica e Pampa, da Diretoria de UCs de Proteção Integral do Instituto Chico Mendes, Denise Arantes de Carvalho e Célia Lontra.

A elaboração contou com recursos provenientes da Compensação Ambiental da Usina Termelétrica Norte Fluminense, junto ao governo do estado do Rio de janeiro, e da ONG Conservação Internacional - CI. A Associação Mico-Leão-Dourado deu apoio técnico e administrativo à elaboração do plano. A coordenação técnica ficou a cargo da doutora do Laboratório de Ecologia Aplicada, do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes.

A Reserva Biológica União, criada dia 22 de abril de 1998, está localizada nos municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé - região das baixadas litorâneas do estado do Rio de Janeiro, possui uma área de 2.548 hectares e é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica de baixada do estado em bom estado de conservação. Sua área é habitat do mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) - uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, símbolo da conservação da natureza no Brasil.

A partir de agora, a Reserva Biológica União passa a implementar as suas ações com base neste importante documento técnico atualizado e elaborado com a participação de todos que se relacionam com a reserva e sua região. O documento é a ferramenta técnica mais importante para a unidade de conservação na gestão ambiental de seus recursos naturais, visando à conservação.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC União
  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.