Reserva biológica União remove eucaliptos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 20/09/2012
A Reserva Biológica (Rebio) União, unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, iniciou a execução do Plano de Recuperação Ambiental das Áreas Ocupadas por Eucaliptos na Reserva.

O plano prevê a retirada do interior da UC de cerca de 220 hectares de eucaliptos, introduzidos pela ex-proprietária da área, a extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA). As árvores eram usadas na produção de lenha para as caldeiras das antigas "maria fumaças" (locomotivas) e produção de dormentes. Após a retirada dos eucaliptos, será feita a recuperação da vegetação nativa da área, que é originária da Mata Atlântica.

O eucalipto é uma espécie exótica proveniente da Austrália e a sua remoção faz parte das ações de manejo da UC. A sua presença contraria os objetivos de criação da reserva, que são "a proteção e recuperação de remanescentes da Floresta Atlântica e formações associadas, da fauna típica, que delas depende, em especial o mico-leão-dourado".

O ICMBio pretende também evitar que o eucalipto domine a vegetação florestal nativa, causando sérios prejuízos tanto para a flora como para a fauna. A introdução de espécies exóticas em ecossistemas complexos é hoje um dos maiores motivos de perda de biodiversidade no planeta.

Além da importância ecológica da retirada dos eucaliptos do interior da reserva, a sua exploração poderá trazer recursos para a implementação da UC. A empresa responsável pelo corte e remoção da madeira é a RRX Mineração e Serviços, que tem sede no município de Rio Bonito, no Rio de Janeiro. Ela foi a vencedora do leilão público de venda, realizado em maio de 2012, pela Coordenadoria de Administração do ICMBio em Brasília. A RRX tem o prazo de 12 meses para concluir todo o serviço.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3330-reserva-biologica-uniao-remove-eucaliptos.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC União
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.