Reserva Cazumbá está entre as 10 no país com alto grau de implementação

G1 - http://g1.globo.com/ - 15/02/2014
Criada em 19 de setembro de 2002, a Reserva Extrativista (Resex) do Cazumbá-Iracema, 5ª maior do país, ocupa quase 40% do território de Sena Madureira, no interior do Acre. A área, de 750.794 hectares, chega a ser maior do que alguns municípios do estado, como Plácido de Castro, Senador Guiomard, Epitaciolândiae Bujari, e abriga 360 famílias que lutaram e ainda se esforçam para garantir a preservação da floresta.

A forma de organização da Resex rende bons frutos e reconhecimento. Em novembro de 2013, o Tribunal de Contas da União divulgou um relatório referente às auditorias realizadas na Unidades de Conservação (UC) do Brasil. Das 247 avaliadas, somente 10 foram consideradas com alto grau de implementação, entre elas está a Cazumbá-Iracema.

Além disso, a reserva também ganhou prêmios de destaque, como o Prêmio Chico Mendes, do Ministério da Cultura, por preservação do patrimônio histórico e prêmio Sebrae Histórias de Sucesso.

Grande parte do sustento das famílias, que também são de agricultores, vem do extrativismo vegetal, mas alguns poucos moradores criam gado. Quase todos os trabalhos são desenvolvidos em comunidade, como a colheita e comercialização da castanha, da seringa utilizada principalmente no artesanato, realizado de forma peculiar, por meio de técnicas criadas pelos próprios artesãos.

A reserva está dividida em cinco macrorregiões. A parte central da área é cortada pelo rio Caeté, que atravessa a reserva, tendo como afluentes os igarapés Espera-aí, Canamary, Maloca e Santo Antônio. Na parte leste, corre o rio Macauã e o igarapé Riozinho é seu principal afruente.

Em uma área de 25 mil hectares está localizado o Núcleo do Cazumbá. Ele se originou de uma colocação [nome dado a determinada área de terra ocupada por uma família de seringueiro] pertencente aos avós de Alderci Cerqueira, atual assistente administrativo, membro do Conselho Gestor e um dos 'linhas da frente' na batalha pela criação da Resex.

História

A batalha iniciou na década de 80, quando parte da área foi desapropriada pelo Incra e destinada à implantação do Projeto de Assentamento Boa Esperança. O projeto não foi aceito pela Comunidade do Cazumbá, em razão dos impactos ambientais, sociais e econômicos que traria.

"Tivemos apoio do líder seringueiro Chico Mendes. Fizemos algumas reuniões e veio a ideia da criação da reserva, pela garantia das famílias tradicionais e da preservação da biodiversidade. O modo de vida dessas pessoas se dá com a garantia da floresta em pé. Se não tivesse sido criada, nem eu, nem os extrativistas estaríamos aqui para contar a história. Tudo teria se transformado em fazenda", conta Cerqueira.

Após anos de impasse e negociações com o Incra, representantes da Associação dos Seringueiros do Seringal Cazumbá (ASSC) decidiram procurar o Ibama, em 1999, que realizou estudos e identificou a necessidade de criação da reserva. A proposta ganhou apoio das instituições do poder público e da sociedade civil de Sena Madureira.

Organização

"Éramos quatro famílias formadas naturalmente a partir de uma. Permitimos a entrada de mais 15. Elas também cresceram e hoje são 40 que ocupam o Núcleo do Cazumbá", conta Aldeci. Ele explica que não é permitida a entrada de novos moradores na unidade. "Tanto para preservar o ambiente, como também porque há um natural aumento das famílias dentro da reserva".

Para trabalhar e viver em comunidade, normas foram estabelecidas pelos gestores em conjunto com os próprios moradores do lugar. As regras da Cazumbá vieram antes do decreto de criação da reserva. "Desde 1993, com a Associação dos Seringueiros do Núcleo Cazumbá, estabelecemos esses acordos que se baseiam no nosso cuidado e preservação da natureza".

Atualmente, a gestão funciona ainda de maneira participativa, compartilhada entre representantes da comunidade, da sociedade civil e do governo, por meio do Instituto Chico Mendes (ICMBio) que juntos formam o Conselho Gestor. Criado em 2007, o ICMbio é responsável pelas unidades de conservação de todo o país, função antes desempenhada pelo Ibama.

"Essa gestão participativa possibilita que as ações sejam bastante efetivas e contemplem as comunidades", explica Thiago Ranzi, representante do ICMBio e gestor da Resex Cazumbá- Iracema. "Tudo é baseado em parcerias, conforme as necessidades, tanto da instituição gestora, quanto das comunidades residentes. Então nós temos inúmeros parceiros que viabilizam ações dentro da reserva conosco, como as ações de fiscalização, por exemplo."



http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/02/reserva-cazumba-esta-entre-10-no-pais-com-alto-grau-de-implementacao.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.