Reserva do Arvoredo seleciona conselheiro

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/04/2013
A Reserva Biológica (Rebio) Marinha do Arvoredo, localizada em Santa Catarina, abriu inscrições para uma vaga no conselho consultivo da unidade. A vaga é reserva para instituições não governamentais. Entidades interessadas no processo de seleção devem enviar e-mail para rebio.arvoredo@icmbio.gov.br, com o nome do responsável, contatos e justificativa.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), cada unidade de conservação deve ter um conselho gestor, presidido pelo órgão que administra a unidade, no caso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e formado pelos vários setores da sociedade. No caso das reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento social (RDS) O objetivo é permitir a participação da comunidde na gestão da UC.

Atualmente, o conselho consultivo da Rebio Arvoredo é composto por representantes governamentais: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Marinha do Brasil, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Fatma), Companhia de Policia Ambiental Militar de Santa Catarina (CPPA), prefeituras municipais de Florianópolis, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Tijucas.

As entidades não governamentais são representadas pela Federação de Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc) que ocupa três cadeiras do Conselho, as quais são direcionadas a colônias de pescadores distintas, Associação de Preservação de Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (Apremag), Associação das Escolas e Operadoras de Mergulho do Estado de Santa Catarina (Aeomesc), Núcleo Macaco Prego de Vivências Ambientais e Ações para Preservação dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Econômico Sustentável (Aprender).

O Conselho Consultivo da Rebio Arvoredo participou dos trabalhos de elaboração do plano de manejo e elaborou importante documento em defesa da zona de amortecimento da unidade de conservação. São realizadas reuniões ordinárias e extraordinárias, de acordo com o seu regimento interno, quando são discutidas questões referentes à Rebio Arvoredo, o que vem auxiliando no processo de gestão da unidade.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/3900-rebio-do-arvoredo-seleciona-conselheiro.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Arvoredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.