Reserva Extrativista Arapixi na reta final para formação do Conselho Deliberativo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 06/04/2009
A Reserva Extrativista Arapixi (Resex Arapixi), localizada no município de Boca do Acre, no Amazonas, promoveu na última semana de março e início de abril, a reunião final de formação de seu Conselho Deliberativo, com a etapa de capacitação dos conselheiros, na qual foram reforçados alguns conceitos referentes aos objetivos e obrigações do Conselho e dos conselheiros.

O conselho deliberativo possui 10 cadeiras de representantes comunitários e sete de representações da sociedade civil organizada e poderes públicos, que são: a Comissão Pastoral da Terra (CPT); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boca do Acre (STR); Secretarias de Saúde e Educação de Boca do Acre; Banco da Amazônia (Basa), Incra e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam).

Na ocasião foi escolhida pelos conselheiros, ainda, a logomarca da Unidade. Essa etapa de implementação da unidade contou com o apoio financeiro do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e do Núcleo de Unidades de Conservação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama/AC).

Também fizeram parte da reunião, os parceiros externos que apresentaram seus trabalhos e discutiram com os moradores as possíveis parcerias que podem ser feitas para atacar os três principais problemas identificados pela população: educação, saúde e produção.

O Ibama e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) tem trabalhado com o fortalecimento da organização social para que as comunidades possam participar de forma ativa e que haja a crescente qualidade de vida da população.

O processo, que segue desde 2008, envolveu várias unidades de mobilização das comunidades residentes da Reserva, além de um diagnóstico sócio-econômico e do cadastramento de todas as famílias da Unidade.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Arapixi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.