Reserva Extrativista Chapada Limpa é tema de seminário no Maranhão

Ascom/ICMBio - 04/10/2007
São Luís (04/10/07) Neste sábado (6) o Ibama/MA promove seminário que discutirá a criação e implantação da Reserva Extrativista da Chapada Limpa. O evento acontece a partir das 9 horas, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha. O objetivo do evento é debater o processo de criação da Resex, sua regularização fundiária e os próximos passos a serem dados visando à implantação da unidade.

A Reserva Extrativista da Chapada Limpa, localizada no município de Chapadinha, foi criada no dia 26 de setembro, por decreto presidencial. A unidade é fruto da luta de 100 famílias de extrativistas que vivem na região há mais de 150 anos e que agora tiveram o direito do uso da terra e a preservação do seu modo de vida garantidos.

A reserva será gerida pelo Conselho Deliberativo, a ser presidido pelo Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT), que integra a estrutura do Instituto Chico Mendes. O conselho contará com representação de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil, com maioria (50% mais 1) dos membros das populações tradicionais residentes na área. Cabe a este conselho elaborar, aprovar e editar o Plano de Manejo da reserva, com foco na criação de alternativas sustentáveis de geração de renda que contribuam para a melhoria das condições de vida das famílias.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Limpa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.