Reserva Extrativista Chico Mendes é tema de publicações

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/05/2015
Obras mostram o resultado do trabalho das comunidades


A Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no Acre - foi o tema de três publicações lançadas em abril pelo World Wide Fund for Nature (WWF) Brasil e ICMBio. O material faz parte das comemorações dos 25 anos da Unidade de Conservação (UC) e aborda temas relacionados à Reserva.

A história da reserva, a conservação das florestas e depoimentos de diversos extrativistas são retratados nas publicações "Guia Informativo da Gestão Participativa na Reserva Extrativista Chico Mendes - Acre", "Produção de Borracha FDL e FSA: Guia de Treinamento" e o "Por entre Estradas e Varadouros", respectivamente. O objetivo dos materiais é incentivar a cadeia produtiva da borracha no estado.

A proposta é que o Guia Informativo seja fonte de informação e conhecimentos básicos para que as comunidades locais entendam como podem participar da gestão da Resex. O conteúdo é apresentado de forma ilustrada e também sob a forma de perguntas e respostas, com foco no esclarecimento de dúvidas sobre as estruturas, papéis, responsáveis, meios de contatos e abrangência geográfica da UC.

O Guia também apresenta outras informações para auxiliar na implantação de uma administração mais participativa na Unidade. A publicação foi elaborada em conjunto com o ICMBio, a empresa Tipoia e as associações de moradores e produtores da Reserva Extrativista.

Já o Guia de Treinamento é destinado a comunitários e ribeirinhos e apresenta informações sobre como produzir as borrachas FDL e FSA - materiais que possuem maior valor agregado e podem ser vendidos por preços mais caros. Sua elaboração foi realizada em conjunto com o Laboratório de Tecnologia Química da Universidade de Brasília.

A publicação "Por Entre Estradas e Varadouros - O Caminho das Pedras para a Produção Sustentável da Borracha Amazônica" é um guia voltado para empresas ou organizações que queiram investir ou trabalhar com borracha sustentável. Por meio de um passo a passo ele traz, entre outros conteúdos, os tipos de borracha possíveis de serem produzidos; estudos de casos de trabalhos bem-sucedidos com este material; e um guia de contatos dos atores sociais que já trabalham com este tema.

No lançamento das publicações, alguns extrativistas foram homenageados, como Raimundo Mendes, o "Raimundão", primo do líder seringueiro Chico Mendes e um dos moradores mais antigos da Resex. "É um motivo de muita alegria estar aqui representando meus companheiros, num momento em que somos reconhecidos por todos vocês. Isso nunca existiu no passado", relatou.

Silvana Lessa, chefe da Resex, ressaltou que a Reserva Extrativista Chico Mendes, aos 25 anos, reafirma sua importância para a conservação. "Se não fosse por ela, nós não teríamos mais este fragmento de floresta na região do Alto Acre. Sua manutenção baseia-se exclusivamente na permanência das famílias extrativistas, que têm um papel fundamental na manutenção desta floresta. Estas publicações mostram o resultado do trabalho desenvolvido pelas comunidades", destaca Lessa.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6801-reserva-extrativista-chico-mendes-e-tema-de-publicacoes.html
Produção Cultural:Literatura

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chico Mendes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.